Encerramento da declaração do IR 2024 31/05, restituição antecipada a grupos beneficiados: declaração pré-preenchida, devolução via Pix, lista prioritária.
Uma maneira importante de agilizar a restituição do Imposto de Renda é realizar a entrega da declaração logo nos primeiros dias de abertura do calendário. Além disso, optar pela declaração pré-preenchida pode facilitar o processo, garantindo que as informações estejam corretas e o envio seja mais rápido. Escolher receber a devolução via Pix ou estar na lista de prioridades são outras opções que podem assegurar o recebimento mais rápido da restituição do Imposto de Renda 2024.
É fundamental ficar atento às datas e prazos estabelecidos pela Receita Federal para evitar problemas com o IR. Manter a documentação em dia e conferir todas as informações com cuidado são passos essenciais para garantir que a declaração seja feita corretamente e o processo de restituição do Imposto de Renda transcorra tranquilamente.
Declaração de Imposto de Renda: Calendário e Restituição
A Receita Federal iniciou o período de recebimento dos documentos às 8 horas do dia 15 de março e o prazo final para entrega encerra às 23h59 do dia 31 de maio deste ano. A restituição do IR é tradicionalmente paga em cinco lotes, sendo que em 2024 o calendário tem início a partir do mês de maio para aqueles que cumpriram o prazo determinado pela Receita.
Além disso, um grupo específico de brasileiros recebe o benefício antecipado da Restituição do Imposto. A ordem de recebimento das restituições é determinada pela data de entrega das declarações, com prioridade para aqueles que submetem mais cedo. Contudo, a Receita Federal também considera critérios de prioridade, garantindo que alguns grupos recebam suas restituições antes dos demais, independentemente da data de envio.
Os grupos prioritários incluem idosos com mais de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, professores que têm o magistério como sua principal fonte de renda, e aqueles que optam pela declaração pré-preenchida ou escolhem receber a restituição via Pix.
Para os que escolherem o recebimento via Pix, é fundamental informar a chave vinculada ao CPF do contribuinte durante a declaração. Chaves Pix relacionadas a e-mail ou telefone não são aceitas para essa finalidade.
Calendário da Restituição do Imposto de Renda 2024
O cronograma para o pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2024 já está estabelecido pela Receita Federal. O primeiro lote está previsto para ser liberado a partir de 31 de maio, coincidindo com o prazo final para a entrega das declarações. As datas para os demais lotes são as seguintes: 2º lote em 28 de junho, 3º lote em 31 de julho, 4º lote em 30 de agosto e 5º lote em 30 de setembro.
Para realizar a declaração, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, escolher a opção ‘Meu Imposto de Renda’ e seguir as instruções. O preenchimento pode ser feito por meio do portal ou com o download do programa disponível no site.
É importante ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital para realizar o preenchimento. Quanto à obrigatoriedade de declaração, é necessário consultar as regras atuais da Receita Federal para determinar se você se enquadra nos critérios.
Fonte: @ JC Concursos