Encontro sobre macro políticas para representantes do MEC e universidades públicas. Dias 25 e 26 de março, com transmissão online pelo canal do MEC no YouTube.
A alfabetização é um processo fundamental na formação de um indivíduo. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), enfatiza a importância da alfabetização nos dias atuais, promovendo diversos eventos e seminários para discutir e aprimorar as práticas educacionais.
A educação inicial é o ponto de partida para o desenvolvimento pleno das crianças. O Ministério da Educação (MEC) reconhece a relevância da alfabetização dentro da educação inicial, buscando constantemente melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas em todo o Brasil. Investir na formação de professores e na atualização de práticas pedagógicas são ações essenciais para garantir o pleno desenvolvimento das crianças desde a educação inicial.
Evento de debates sobre macro políticas na alfabetização
O evento é direcionado para representantes do MEC e universidades públicas brasileiras, visando ampliar os espaços de discussão sobre a implementação de macro políticas na formação continuada de professoras e professores alfabetizadores. A alfabetização é um tema central que permeia todas as atividades e painéis programados.
Programação – No primeiro dia do evento, as atividades iniciam à tarde, às 13h30 (horário de Brasília) com o credenciamento dos participantes.
Abertura e debate na mesa principal
A mesa de abertura, às 13h45, contará com a presença do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral, Alexsandro do Nascimento Santos, e do diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filhos. A discussão irá girar em torno da importância da educação inicial e das macro políticas na formação de professores alfabetizadores.
Painel com ex-coordenadores do PNAIC
Entre 14h30 e 18h20, ex-coordenadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) das diferentes regiões do Brasil se reunirão para discutir a ‘Articulação das Universidade com as Redes e Sistemas e a Gestão do Processo de Formação Continuado por Regiões’. Será uma oportunidade de compartilhar experiências e boas práticas.
Os participantes do painel incluem nomes como Luiz Carlos Cerquinho e Brito, Cleonara Maria Schwartz, Sandra Regina Bertoldo, Helenise Sangoi Antunes, entre outros. A diversidade de experiências enriquecerá o debate sobre as políticas de alfabetização nas diferentes regiões do país.
Impactos do PNAIC e papel das universidades na formação de professores alfabetizadores
No segundo dia, terça-feira (26), às 9h, serão analisados os impactos do PNAIC e o papel das universidades na formação continuada de professores alfabetizadores. Palestrantes renomados como Regina Aparecida Marques de Souza e Vera Lucia Martiniak conduzirão as discussões sobre ensino e pesquisa nesse contexto.
Após uma pausa para o café, o painel ‘Formação Continuada: O Papel das Entidades Científicas do Campo da Alfabetização’ irá abordar o envolvimento das entidades científicas nesse processo, com apresentações de Janaína Soares Martins Lapuente e Gabriela Medeiros Nogueira.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Às 14h30, a SEB apresentará o painel ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Caminhada em Cena’, com a participação de diversos especialistas da área. A alfabetização e a educação inicial serão temas centrais nessa discussão, que visa promover a valorização dos professores e a melhoria da qualidade educacional.
Conclusão do evento e reflexões finais
Para encerrar, às 16h10, o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filho, apresentará as principais aprendizagens do evento. Será um momento de reflexão e consolidação de ideias para impulsionar iniciativas futuras. A alfabetização continuará sendo um ponto chave em todas as reflexões e ações discutidas ao longo do evento.
Fonte: @ Ministério da Saúde