Reuniões bilaterais são característica específica da Mesa Setorial do Ministério, discutindo condições de trabalho e medidas sem impacto orçamentário, com apoio da Assessoria de Comunicação Social e da Execução Central da Secretaria Executiva.
O Ministério da Educação (MEC) realizou uma reunião nesta segunda-feira, 13 de maio, com representantes do servidor público federal. Durante as primeiras reuniões bilaterais, foram abordadas questões coletivas e específicas, visando discutir e encaminhar as demandas apresentadas pelos servidores.
Na ocasião, foi discutida a importância do diálogo entre o MEC e os servidores, visando o atendimento das necessidades tanto do órgão quanto dos trabalhadores. A interação entre o empregado e o Ministério é fundamental para o bom andamento das atividades e para a construção de um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.
Servidor: Reuniões e Diálogo na Administração Central do MEC
Os encontros foram realizados com os funcionários da administração central do Ministério da Educação (MEC), especificamente da Secretaria-Executiva (SE); empregados das universidades, da Secretaria de Educação Superior (Sesu); e trabalhadores dos Institutos Federais, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). As reuniões tiveram lugar na sede do MEC, localizada em Brasília (DF).
As reuniões bilaterais fazem parte da Mesa Setorial do MEC, que aborda as condições de trabalho dos servidores e medidas sem impacto orçamentário. É importante ressaltar que essa Mesa não tem a competência para decidir sobre reestruturação de carreiras ou questões salariais.
O Ministério da Educação reiterou que os encontros priorizam o diálogo e a escuta das demandas dos servidores, que incluem assistência à saúde do funcionário, plano de combate ao assédio moral, regulamentação das rotinas de trabalho, entre outros tópicos. Essas reuniões são uma característica específica da abordagem do MEC em relação ao seu corpo de servidores.
Assessoria de Comunicação Social do MEC: Transparência e Participação
As reuniões realizadas com os servidores refletem o compromisso do MEC em promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, com informações da SE, Sesu e Setec, destaca a importância da interação constante com os funcionários para garantir uma execução central eficiente das políticas educacionais.
A valorização do servidor é uma prioridade para o MEC, que busca constantemente melhorar as condições de trabalho e promover um ambiente de respeito e colaboração mútua. A participação ativa dos empregados nas discussões sobre seu bem-estar e desenvolvimento profissional é uma das metas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Essas reuniões são uma oportunidade para os servidores expressarem suas preocupações e sugestões, contribuindo assim para a construção de uma cultura organizacional mais inclusiva e participativa. O MEC reafirma seu compromisso com o fortalecimento do diálogo e da transparência em todas as suas ações em prol dos trabalhadores da educação.
Fonte: © MEC GOV.br