Ministério da Educação busca entender como obras do Programa Nacional de Livros e Materiais Didáticos são incorporadas às práticas pedagógicas diárias, processo de ensino-aprendizagem, por meio do sistema integrado de monitoramento, até 31 de janeiro, nas coordenadorias.
O Ministério da Educação (MEC) busca ampliar o alcance do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), buscando integrá-lo de forma mais eficaz nas aulas diárias, entretanto, apesar de sua extensão nacional, ainda há muitos desafios a serem superados em termos de infraestrutura e recursos para a implementação do PNLD.
Para compreender melhor esses desafios e melhorar o processo de incorporação do PNLD, o MEC realiza uma série de reuniões com secretários municipais e dirigentes de escolas de todo o país. Essas reuniões têm como objetivo principal entender melhor a prática pedagógica atual das escolas e identificar áreas de melhoria para o PNLD. O objetivo é incorporar o programa de forma mais eficaz e alcançar seus objetivos de melhorar a qualidade do ensino público, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a materiais didáticos de qualidade e apropriados, promovendo assim o desenvolvimento intelectual dos alunos e contribuindo para um futuro mais brilhante para eles.
Relevância dos Livros do PNLD e Transformação no Ensino
A escuta continua a explorar a influência das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na promoção de uma educação de alta qualidade, além de refletir sobre seu impacto no processo de aprendizagem contínua e propor mudanças no programa. Foi enviada mensagem de e-mail para os responsáveis escolares contendo o link para a pesquisa, que também está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) até 31 de janeiro de 2025. A pesquisa está sendo conduzida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (DAGE) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). O estudo utilizará vários instrumentos para ouvir os diferentes atores dessa política educacional. A ideia é ouvir as diversas figuras que utilizam o PNLD, e os professores foram os primeiros a serem ouvidos. Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. Outras ações serão realizadas em 2025 para o aprimoramento da pesquisa. Ela foi produzida com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), além das coordenadorias do MEC.
Fonte: © MEC GOV.br