Campos Neto anunciou lançamento do pix por aproximação durante Jornada de inovação em Londres. Parceria entre instituições aprovou regras em julho. O cartão de crédito será substituído pela nova página do lojista chamada por uma aproximação.
Com o objetivo de impulsionar a inovação e aumentar a competitividade na página de loja dos Comerciantes Digitais, o pix por aproximação será uma funcionalidade fundamental.
Além disso, a integração do pix com os meios de pagamento digitais, como a carteira digital, permitirá aos usuários realizar pagamentos de forma mais segura e eficiente.
Para que isso aconteça, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou que o lançamento do pix por aproximação será realizado em breve, com uma importante eventos pela frente, no dia 4 de maio, na cidade de São Paulo, onde porta-vozes do Google e do Banco Central irão discutir detalhes sobre o acordo entre o pix e o Google, que viabilizará a realização de transferências de valores e pagamentos através do Google Pay, o que será uma grande inovação no meio de pagamento.
O futuro do pix: uma parceria entre o meio de pagamento e a inovação
O presidente do Banco Central, Campos Neto, está otimista com as perspectivas do pix, afirmando que o meio de pagamento instantâneo vai se tornar capaz de realizar todas as funções atuais do cartão de crédito, com uma economia significativa e maior eficiência. Essa ambiciosa visão está diretamente relacionada às regras do pix por aproximação, aprovadas em julho pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que irão permitir funções semelhantes às utilizadas no cartão de crédito por aproximação.
A expectativa é que, em fevereiro de 2025, o pix possa ser integrado às carteiras digitais, tornando os pagamentos mais confortáveis e eficientes, pela conexão direta entre a carteira digital e o banco, diminuindo as etapas on-line, e reforçando a vantagem do meio de pagamento instantâneo. Com a integração do pix às carteiras digitais, os usuários poderão realizar pagamentos de forma mais rápida e fácil, sem necessidade de acessar o app do banco, facilitando as compras no e-commerce, por exemplo.
A funcionalidade do pix por aproximação permitirá que os clientes possam realizar pagamentos direto na página do lojista, sem precisar sair da página da loja para realizar o pagamento. Além disso, a possibilidade de salvar uma chave pix para futuras compras irá vincular a conta ao pagamento, oferecendo uma experiência de compra ainda mais segura e conveniente.
O pagamento por aproximação com pix se tornou possível graças à chamada Jornada de Pagamentos sem Redirecionamento (JSR), uma das inovações trazidas pelo open finance, o sistema financeiro aberto. Nesse sentido, o presidente do Banco Central destacou que o ecossistema de inovação brasileiro é o mais aberto do mundo, com mais produtos financeiros e que evoluiu mais rapidamente.
Menas novidades importantes
Além das novidades sobre o pagamento por aproximação, o Banco Central também está decidindo tornar o pix agendado recorrente obrigatório para todos os bancos. Esse serviço permite agendar pagamentos recorrentes, como mensalidades, doações entre outras remessas. A decisão do BC foi publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho e visa oferecer uma maior eficiência e segurança para os usuários.
Fonte: @ Valor Invest Globo