Especialistas avaliam a segurança das principais formas de bloqueio, incluindo autenticação 3D facial, sensor único, segurança cibernética e tecnologia infravermelhos, com fotos.
Para manter a segurança do seu celular, um dos métodos mais eficazes é adotar um método de bloqueio, como o uso de senhas complexas, que ajudam a dificultar a tentativa de desbloqueamento indevido. Além disso, a autenticação facial com sensor 3D oferece uma camada adicional de proteção, tornando o celular mais seguro. A escolha entre esses métodos depende das preferências e necessidades de cada usuário.
A escolha entre senhas longas e complexas e autenticação facial com sensor 3D estabelece um equilíbrio entre segurança e conveniência, pois ao optar por método de bloqueio robusto, como a autenticação facial com sensor 3D, o usuário não precisa se preocupar com a memória das senhas, mas essa opção deixa o celular mais vulnerável em caso de perda ou roubo. Por outro lado, senhas longas e complexas oferecem uma camada de segurança robusta, mas podem ser difíceis de lembrar, e no caso de o usuário precisar realizar um desbloqueamento, a senha pode ser um obstáculo. Além disso, algumas senhas são vulneráveis, pois o usuário pode usar a mesma senha de outros dispositivos, tornando-o mais vulnerável a ataques de autenticação.
Método de Bloqueio Seguro
É fundamental destacar que, apesar de métodos de bloqueio mais seguros estarem disponíveis, a melhor estratégia é combinar mais de um método (
Métodos de Segurança em Perfeita Harmonia
) para garantir a segurança do seu celular.
A Segurança da Senha Alfanumérica Complexa
A senha alfanumérica complexa e longa é considerada um dos métodos mais seguros de bloqueio quando implementada corretamente. Para isso, é essencial que a senha seja:
Complexidade e Longevidade
* Longa: o ideal é ter entre 8 e 12 elementos;
* Complexa: misturar números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos de forma aleatória — nunca com datas de aniversário ou sequências simples;
* Pouco usada: se for usada com frequência, ela fica mais suscetível a ser descoberta.
Reconhecimento Facial com Sensor 3D: A Segurança Avançada
O reconhecimento facial com sensor 3D é uma tecnologia avançada que funciona a partir da captura e do armazenamento de um
Mapa Único do Rosto
. O grau de segurança vai depender do tipo de sensor de captura de imagem usado pelo aparelho.
* Sensor 3D: é considerado muito seguro, porque capta não só a imagem, mas a profundidade do rosto. Isso faz com que ele consiga diferenciar uma pessoa de uma foto.
* Sensor 2D: só capta a imagem, por isso, é vulnerável a fraudes que usam fotos e vídeos.
Como Saber se o Sensor da Câmera do Celular é 2D ou 3D?
* Consulte o site oficial do fabricante ou o manual do aparelho e procure por termos como ‘face ID’ ou ‘sensor de profundidade’. Esses são indícios de que a tecnologia 3D está presente’, explica Hiago Kin, presidente da Associação Brasileira De Segurança Cibernética (Abraseci).
* Teste o reconhecimento facial com a luz apagada; se funcionar, provavelmente, tem sensor 3D. ‘A tecnologia 3D geralmente utiliza sensores infravermelhos, por isso, se ele funcionar mesmo sem luz, deve ser 3D’, justifica Kin.
Impressão Digital: A Desconfiança Crecendo
O celular usa um sensor para ler a digital e transformá-la em um código, assim, quando o usuário tentar desbloquear o aparelho, ele vê se a digital confere com o código armazenado. É uma estratégia segura, mas pode ser fraudada a partir de cópias de digitais, que ficam em superfícies, como copos e maçanetas, por exemplo.
PIN: O Método Inseguro
O PIN costuma ser uma sequência de 4 ou 6 números definida pelo usuário e armazenada no aparelho. É pouco segura, porque pode ser facialmente observada e copiada por fraudadores.
Desenho: O Método Vulnerável
Nesse método, o usuário liga pontos na tela e constrói um desenho, que deve ser repetido para desbloquear o aparelho. É considerado pouco seguro, especialmente porque as pessoas costumam usar sempre os mesmos padrões de desenho, como em formato de ‘L’ ou ‘zigue-zague’, que podem ser adivinhados ou copiados com facilidade, segundo o presidente da Abraseci.
O Segredo para uma Segurança Ótima
Combinar mais de um método de bloqueio é a melhor forma de deixar o seu celular seguro, segundo Márcio Teixeira, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e professor do Instituto
Fonte: © G1 – Tecnologia