Descrição compacta: Empresário transferido para Complexo Prisional Tremembé após STJ, após pedido da defesa na terça-feira. Ministros negaram liberdade e mantiveram regime sem Aberto. Lá confinados: criminosos conhecidos, ex-policias, ex-agentes penitenciários, na Penitenciária II de Tremembé (prisão civil).
O empreendedor Fernando Sastre de Andrade Filho, o condutor do Porsche que se envolveu no acidente fatal do condutor de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, foi encaminhado à Penitenciária II de Tremembé, localizada no interior de São Paulo, durante a madrugada deste sábado, 11. De acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária, ele foi recebido na presídio por volta de 0h45.
Na prisão, Fernando Sastre de Andrade Filho aguardará o desenrolar do processo judicial relacionado ao trágico acidente. A entrada do empresário na penitenciária marca um novo capítulo na investigação do caso, trazendo à tona questões sobre responsabilidade e justiça no sistema carcerário brasileiro.
Transferência para Penitenciária de Tremembé
A transferência para o Complexo Prisional Tremembé ocorreu após a 5.ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatar pedido da defesa do empresário na terça-feira, 7. Os ministros negaram, contudo, o pedido de liberdade de Andrade Filho. Indiciado por homicídio doloso, lesão corporal e fuga do local de acidente, Andrade Filho se apresentou à Polícia na segunda-feira, 6, após três dias foragido e, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, deu entrada no Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos às 19h05 de terça-feira.
Penitenciária de Tremembé: Complexo Prisional
Condenados em casos de repercussão nacional costumam ser encaminhados à Penitenciária de Tremembé. O complexo prisional não é de segurança máxima, embora seja considerado um ‘modelo’ para outras unidades. A Penitenciária Dr.José Augusto César Salgado, conhecida como Tremembé II, fica situada em município homônimo, no Vale do Paraíba, a 160 quilômetros de São Paulo. A prisão foi inaugurada em 1955 e tem área de 8,4 mil metros quadrados. Segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária, Tremembé II tem capacidade para 348 pessoas e conta com 287 internos em regime fechado.
Regime Semiaberto e Prisão Civil em Tremembé
Na ala de progressão, destinada a presos do regime semiaberto, são 124 presos, em um local que pode receber até 188. Há, ainda, uma área para as chamadas ‘prisões civis’, como casos por dívida de pensão alimentícia. 53 pessoas ocupavam a área na segunda-feira, com capacidade de 48 pessoas. Ex-policiais e ex-agentes penitenciários condenados também são encarcerados lá, já que correm risco em presídios comuns.
Criminosos Conhecidos em Tremembé
O Complexo Prisional Tremembé abriga criminosos conhecidos, como Suzane von Richthofen, os irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, Anna Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga, Gil Rugai, Mizael Bispo, Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves, Robinho e Edinho. Esses nomes marcaram presença na Penitenciária de Tremembé, contribuindo para a reputação do local como destino para figuras públicas condenadas.
Fonte: © Notícias ao Minuto