Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira no cartão de crédito, Cheque Especial de crédito consignado, Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) no portal Consumidor.Gov.Br das instituições financeiras.
Não encontrei conteúdo com o termo dívidas para criar uma variação.
Dívidas: Negociação e Orientação Financeira durante o Mutirão Nacional
Durante o mês de novembro, é possível negociar dívidas com bancos e instituições financeiras, seja por meio de parcelamento, descontos ou redução de juros. Assim, o consumidor pode reequilibrar suas finanças e evitar o endividamento. O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, iniciativa da Febraban, Banco Central e Procons, visa ajudar o consumidor a gerenciar suas dívidas. Em 2018, foram mais de 1,6 milhões de contratos repactuados, e a meta é superar esse número.
Diversas opções de crédito podem ser negociadas, como carteira de crédito, cheque especial e crédito consignado. Para ter acesso às negociações, é necessário consultar a relação de bancos participantes no portal do mutirão. O período de negociação ocorre até 30 de novembro. Dívidas com débito, sem garantia de bens e não prescritas podem ser negociadas.
O Mutirão não é indicado para consumidores protegidos pela Lei do Superendividamento. Os consumidores devem entrar em contato com o Procon caso estejam impossibilitados de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou da de sua família. Para verificar as dívidas, é possível consultar o Registrato, sistema do Banco Central, acessando o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).
Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta no portal Gov.br, de serviços digitais do governo federal. A negociação das dívidas pode ser feita diretamente com a instituição credora, em seus canais oficiais, ou por meio do portal Consumidor.Gov.Br, com intermediação.
Fonte: © A10 Mais