Pelos RAPS, o Ministério da Saúde oferece 50 vagas de bolsa em todo o país, com R$ 4 mil mensais, distribuídas pelas unidades federativas.
Rede oferece atenção média superior
O processo seletivo de apoiadores educacionais do projeto Nós na Rede está em andamento, oferecendo Educação de qualidade para os participantes. Até o dia 26 de novembro, os interessados podem se inscrever e enviar seus currículos para participar das 50 vagas disponíveis.
As bolsas de extensão oferecidas têm um valor de R$ 4 mil e têm vigência de seis meses, podendo ser prorrogadas de acordo com as necessidades do projeto e a disponibilidade de recursos. O projeto visa promover a Educação de qualidade e contribuir para o Aprendizado e o Ensino de forma eficaz. O apoio aos apoiadores educacionais é fundamental para o sucesso do projeto e a Educação é o pilar central da atividade.
Desenvolvimento de Atividades Educativas em Saúde Mental
Profissionais selecionados atuarão em unidades federativas correspondentes às vagas ofertadas, contribuindo para a melhoria da Educação em Saúde. Para participar, é necessário preencher requisitos específicos, como possuir diploma de conclusão de curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, nas áreas de Educação ou Saúde. Além disso, é necessário ter experiência em projetos na área de Saúde Mental, ou título de mestre na área de Políticas Públicas de Saúde, Saúde, Educação ou Saúde Mental.
Os selecionados colaborarão com o desenvolvimento de atividades educativas no âmbito estadual, em parceria com a equipe local, destacando a importância da Educação Permanente em Saúde e da Atenção Psicossocial. Participarão de reuniões e encontros promovidos pela equipe local e equipe nacional do projeto, engajando-se na melhoria do cuidado em liberdade.
Projeto Nós na Rede: Qualificando Trabalhadores de Saúde
O projeto Nós na Rede é uma estratégia de Educação Permanente em Saúde para qualificar 42 mil trabalhadores da rede de atenção do Sistema Único de Saúde, com o curso de atualização voltado ao cuidado às pessoas em sofrimento mental. A oferta educacional, com duração de 120 horas, busca valorizar estratégias já desenvolvidas nos territórios e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial para redução de danos e melhoria do cuidado em liberdade.
O Ministério da Saúde desenvolve a iniciativa por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, e executada pelo Núcleo de Saúde Mental Álcool e Drogas da Fiocruz.
Fonte: @ Ministério da Saúde