Kamala Harris, dos Democratas, e Donald Trump, do Republicanos, divergiram sobre setores de energia e defesa, incluindo motores elétricos de baixa tensão, transformadores de potência, produtos manufaturados, cláusulas de escopo, precificação, cadeia de suprimentos, da Embraer baseada nos EUA.
Com a eleição presidencial nos Estados Unidos se aproximando, o mercado de negócios começa a analisar os impactos potenciais sobre as empresas brasileiras que operam nos EUA. O BTG Pactual é um dos principais bancos de investimento do país e sua análise é muito observada pelo mercado. O banco destacou que Kamala Harris e Donald Trump têm visões opostas em relação ao setor de energia, o que pode afetar as ações de empresas como a WEG (WEGE3).
As empresas brasileiras, como a Embraer (EMBR3), que opera no setor de defesa, também podem ser afetadas pela política dos EUA. Com a mudança de governo, há a expectativa de alterações nas prioridades e políticas de defesa, o que pode impactar as ações das empresas que atuam nesse setor. Além disso, a política de energia dos EUA pode influenciar a demanda por energia renovável e, consequentemente, as ações de empresas que operam nesse segmento, como a WEG.
Duas Empresas: Desafios e Oportunidades nos Negócios
A retrospectiva de campanha traz consigo uma série de desafios e oportunidades para empresas como a WEG e a Embraer. De acordo com relatório, o impacto nos negócios dessas empresas será mínimo, afirma a equipe de análise. No entanto, existem alguns pontos específicos que podem afetar negativamente o desempenho dessas empresas nos próximos anos.
A WEG e a Lei de Redução da Inflação (IRA)
A WEG enfrenta desafios relacionados à Lei de Redução da Inflação (IRA) e ao apoio do governo dos EUA à infraestrutura de energia renovável. A empresa tem demonstrado um forte crescimento no mercado dos EUA nos últimos anos, principalmente devido ao sucesso de seus produtos, como motores elétricos de baixa tensão (LV) e transformadores de potência. No entanto, a demanda por esses produtos pode ser afetada pela política governamental.
A Embraer e o Mercado de Aviação
A Embraer também enfrenta desafios relacionados ao mercado de aviação. O sucesso do jato ERJ da Embraer depende em grande parte das regulamentações das cláusulas de escopo e não da precificação relativa. A empresa enfrenta concorrência direta da Boeing, que se concentra em jatos maiores. Aumento nas tarifas de importação pode interromper a cadeia de suprimentos da Embraer baseada nos EUA e afetar os custos de aquisição de aeronaves para muitas companhias aéreas americanas.
Recomendações de Investimento
O BTG Pactual tem uma recomendação de compra para os recibos de ações (ADRs) da Embraer, com preço-alvo a US$ 39. Para a WEG, a recomendação é neutra e preço-alvo a R$ 60. Essas recomendações são baseadas na análise do desempenho das empresas nos próximos anos e podem ser afetadas pela política governamental e pela demanda por produtos.
Fonte: @ Valor Invest Globo