Atleta no pódio após recurso contra EUA em sessão solene do Comitê Olímpico Internacional. #polêmica #redessociais #membro
Mais um episódio da controvérsia do pódio do solo na ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ana Barbosu, atleta da Romênia, conquistará a medalha de bronze. Pelas redes sociais na terça-feira (13), a Federação Romena de Ginástica anunciou que a premiação será concedida à atleta na sexta-feira (16), em uma cerimônia que ocorrerá em Bucareste, a capital do país, durante as Olimpíadas.
Os fãs da ginástica artística aguardam ansiosamente para ver Ana Barbosu subir ao pódio e receber sua merecida medalha nos Jogos Olímpicos. A competição em Paris está repleta de emoções e surpresas, e a entrega das medalhas é um momento especial para todos os atletas envolvidos nos Jogos Olímpicos.
Olimpíadas: Capítulo Polêmico nos Jogos Olímpicos
De acordo com o comunicado divulgado, a sessão solene terá a presença ilustre de Octavian Morariu, membro do Comité Olímpico Internacional da Roménia, e Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desporto Romeno. A notícia surgiu após a Confederação de Ginástica Artística dos Estados Unidos (EUA) anunciar que a Corte Arbitral do Esporte não reconsiderará a decisão de reaver a medalha – originalmente conquistada por Jordan Chiles.
A Confederação estadunidense expressou sua decepção com a decisão e afirmou que buscará todos os caminhos e processos de apelação disponíveis, incluindo na Corte Federal da Suíça, para assegurar a pontuação, a colocação e a atribuição de medalhas justas para Jordan. Ana Barbosu foi confirmada como a única medalhista na competição do individual geral no solo pela FRG, apesar de inicialmente ter sugerido dividir o terceiro lugar com Jordan.
O imbróglio não afeta as conquistas das medalhas de ouro e prata, obtidas por Rebeca Andrade e Simone Biles, respectivamente. A ginasta Ana Maria Barbosu receberá a medalha de bronze na final de solo dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A entrega será realizada por Octavian Morariu e Mihai Covaliu, em um evento na esplanada da Casa Olímpica em Bucareste, na sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 09h30 (horário local).
Entenda o caso: Jordan Chiles inicialmente recebeu uma pontuação de 13.666 em sua apresentação, ficando em quinto lugar. No entanto, a nota foi contestada pelos norte-americanos e revisada para 13.766, elevando a colocação da atleta para o terceiro lugar e empurrando Barbosu para baixo. Após a competição, a FRG entrou com recurso para derrubar o pedido de revisão de nota feito pela Federação de Ginástica dos EUA fora do prazo.
O recurso foi acatado pela Corte Arbitral do Esporte, resultando na queda da nota de Chiles e sua reclassificação para a quinta colocação. As ginastas romenas, Ana Barbosu e Sabrina Voinea, conquistaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente. As três atletas envolvidas no caso foram alvo de ataques nas redes sociais, levando Barbosu a expressar solidariedade a Chiles. A norte-americana anunciou que se afastaria das redes sociais para cuidar da saúde mental.
Fonte: @ Hugo Gloss