Operação contra imigração ilegal visa imigrantes com antecedentes criminais em Chicago na terça-feira.
Operações contra a imigração ilegal vão ganhar contornos mais intensos nos Estados Unidos, uma vez que a chegada de Donald Trump ao poder afetará o sistema migratório de maneira profunda. A imigração é um assunto sensível e, por isso, todas as ações que envolvem imigrantes ilegais deverão ser apuradas com muito cuidado, pois o sistema de imigração ilegal pode ser prejudicial a muitos.
Em uma grande operação que deve ser desencadeada na terça-feira (21), a ação vai atingir os imigrantes ilegais muito com força. Todo este esforço deve ser verificado e analisado de forma cuidadosa, para que os problemas gerados pela imigração ilegal possam ser minimizados com o mínimo de transtorno. O segundo dia do mandato de Donald Trump como presidente pode ser marcado por grande expectativa para aqueles que estão envolvidos com o processo migratório nos Estados Unidos.
Operação contra imigração ilegal em Chicago em andamento
De acordo com fontes envolvidas no planejamento da operação, a concentração do foco recai sobre imigrantes com histórico criminal na cidade de Chicago. Ações contra imigrantes ilegais estarão no centro da operação, que deve envolver até 200 agentes. O Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE) estará à frente da operação, conduzindo as buscas.
Recentemente, Tom Homan, nomeado por Trump para o papel de ‘czar da fronteira’, declarou que ações contra imigrantes ilegais começariam em Chicago. Homan reiterou seu compromisso com a imigração e deixou claro que imigrantes ilegais não terão espaço sob seu governo. ‘E se o prefeito de Chicago não quiser ajudar, ele pode sair do caminho. Mas, se ele nos impedir, se ele conscientemente abrigar ou esconder um imigrante ilegal, eu vou processá-lo’, afirmou, conforme noticiou o jornal.
A imprensa norte-americana anunciou que outras cidades podem ter a mesma operação, como Nova York. A equipe de transição de Trump optou por não comentar o assunto até a última atualização desta reportagem. O combate à imigração ilegal esteve no centro da campanha de Trump durante a corrida eleitoral. O presidente eleito prometeu a maior deportação em massa da história daquele país.
É esperado que Trump publique uma série de ordens executivas assim que tomar posse, com medidas contra a imigração. O presidente pretende enviar tropas para as fronteiras e retomar a construção do muro entre os Estados Unidos e o México.
Fonte: © G1 – Globo Mundo