ouça este conteúdo
Doença bacteriana no ouvido, comum após infecções respiratórias, afeta crianças, tratada com antibióticos orais.
Muitas pessoas pensam que dor de ouvido é sempre a mesma coisa, porém, sabemos que não é bem assim. A otite média bacteriana é uma condição comum que pode causar desconforto e dor intensa no ouvido.
Além disso, é importante estar ciente de que a otite média bacteriana pode ser tratada com antibióticos prescritos por um médico especializado. A prevenção é fundamental para evitar complicações decorrentes da infecção no ouvido.
Entendendo a Otite Média Bacteriana
O sistema auditivo é dividido em três partes e, dependendo de onde a infecção está localizada, a doença receberá um nome diferente: otite externa, média aguda e média bacteriana. A otite média bacteriana, como o próprio nome já sugere, ocorre quando existe uma infecção bacteriana na porção média do ouvido, que é a região localizada atrás do tímpano. Ela é uma infecção grave que pode levar a danos permanentes na audição e para o equilíbrio do corpo, principalmente em crianças.
As principais causas desse tipo de otite são as infecções das vias respiratórias causadas por bactérias e o acúmulo de secreções na parte posterior do nariz. Essas reações se dão por conta da passagem de micro-organismos das vias aéreas para a orelha, ou mesmo por conta do inchaço das tubas auditivas, o que faz com que as secreções da orelha não sejam adequadamente drenadas para a garganta e se acumulem na orelha média.
Sintomas e Diagnóstico
Os principais sintomas da otite média bacteriana incluem dor de ouvido intensa e persistente, febre, perda auditiva, dificuldade para dormir e irritabilidade em bebês e crianças. O diagnóstico é feito por um médico otorrinolaringologista por meio de exame físico e avaliação do tímpano.
Tratamento e Recomendações
O tratamento geralmente inclui antibióticos orais e analgésicos. O tratamento inicial é com uso de antibióticos, podendo necessitar, em alguns casos, de drenagem da secreção por meio de uma perfuração no tímpano. O uso de medicamentos ou substâncias aplicadas diretamente no ouvido só deve ser feito com orientação médica.
Devemos lembrar que deve ser tratado o nariz em conjunto, pois para o ouvido cicatrizar ele deve receber o ar através da tuba auditiva, que fica no fundo do nariz, portanto, se tiver congestionado, o ar não vai conseguir passar corretamente e, sendo assim, o tratamento do ouvido fica mais difícil.
Prevenção e Outros Tipos de Otite
Outros fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento da doença são: falta de aleitamento materno e exposição ao tabagismo. Para prevenção, principalmente em crianças, é importante seguir algumas recomendações como: lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas doentes, vacinar as crianças contra gripe e pneumococos.
Existem três tipos de otite: otite externa, que é uma infecção da parte que vai desde o comecinho da orelha que enxergamos por fora, até o tímpano, causando dor, coceira e vermelhidão. Otite média aguda e otite média bacteriana são outras formas da doença que requerem atenção e tratamento adequado.
Fonte: © CNN Brasil