Edição 2024 está a partir da terça-feira (14) até 25 de maio, com restauração de longas-metragens e seleção de filmes sob a direção de uma diretora para exibição.
Nesta terça-feira (14), ocorre a inauguração da 77ª edição do Festival de Cannes, na França. Além de premiar filmes, várias produções serão exibidas e estrelas do cinema desfilarão pela Palma até o dia 25 de maio. Para liderar a abertura do evento, a atriz francesa Camille Cottin será a mestre de cerimônias tanto na Palma inicial quanto na final do festival.
Infelizmente, não foi identificado o motivo da ausência de algumas celebridades no tapete vermelho da Palma durante o Festival de Cannes. Porém, a atmosfera de glamour e arte continua a envolver o evento, que se destaca como um dos mais importantes do cinema mundial.
Palma de Ouro: Destaques do Festival de Cannes
No prestigioso palco do Grand Théâtre Lumière, a renomada diretora de ‘Barbie’, Greta Gerwig, estará à frente do Júri de Longas-Metragens. O termo ‘Palma’ será o centro das atenções, pois a palavra não possui sinônimos diretos. Greta Gerwig sucede figuras como Virginie Efira e Chiara Mastroianni nessa importante função. Conhecida por seu trabalho nas séries ‘Dix Pour Cent’ e ‘Killing Eve: Dupla Obsessão’, bem como no filme ‘Casa Gucci’ de 2021, a atriz traz consigo uma bagagem de talento e experiência.
A abertura do Festival de Cannes também reserva espaço para a exibição de ‘Napoleão’, uma obra do cineasta Abel Gance. Este longa, datado de 1927 e considerado um marco da era do cinema mudo, passou por um meticuloso processo de restauração para sua apresentação no evento. A restauração, um tema central, demandou mais de 16 anos de trabalho árduo e dedicação.
Isabelle Huppert, por sua vez, assumirá a presidência do júri do Festival de Veneza de 2024, enquanto Meryl Streep receberá uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes do mesmo ano. A duração ideal de um filme, segundo pesquisas, é um tópico relevante no mundo cinematográfico.
No site oficial do festival, detalhes sobre o processo de restauração de ‘Napoleão’ são revelados. A reconstrução do filme de 7 horas, dividido em duas partes, envolveu a utilização de diversas fontes para redescobrir o enredo original. Os rolos do filme foram encontrados em diferentes países, resultando na apresentação da primeira parte como evento de pré-abertura do Festival de Cannes.
Além disso, Meryl Streep será a convidada de honra da cerimônia de abertura do 77º Festival de Cannes, onde receberá sua merecida Palma de Ouro honorária. O evento promete diversas atrações, incluindo aulas, homenagens e exposições, com destaque para a Seleção de Filmes. Não se pode esquecer que 20 longas-metragens estão na disputa pela cobiçada Palma de Ouro, um dos prêmios mais prestigiosos da indústria cinematográfica.
A transmissão ao vivo do evento pelo canal oficial do Festival de Cannes no YouTube, tanto em francês quanto em inglês, promete levar a magia do cinema para espectadores ao redor do mundo. O Festival de Cannes é um verdadeiro espetáculo que celebra a arte cinematográfica em sua forma mais pura.
Fonte: © CNN Brasil