ouça este conteúdo
A AGU fechou acordo com o IDP para cooperação em treinamentos, pesquisas e parcerias, com alto interesse em linhas de pesquisa e Plano de Trabalho.
A Procuradoria-Geral da República firmou um acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visando promover parcerias para incentivar o debate e a reflexão sobre os desafios da democracia no Brasil.
Essa iniciativa busca contribuir para a ampliação dos estudos sobre democracia no país, visando o fortalecimento da democracia e a promoção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.
Fortalecimento da Democracia Através da Cooperação
O protocolo que oficializou a parceria para realização de estudos sobre democracia foi assinado nesta terça-feira (18/6), na sede da AGU, em Brasília, durante a 3ª Reunião Ordinária do Observatório da Democracia. Jorge Messias enfatizou que a parceria entre AGU e IDP é fundamental para o fortalecimento da democracia.
‘Nós confiamos demais nessa parceria’, afirmou o advogado-geral da União, destacando o alto grau de interesse dos envolvidos. Com o acordo, novas linhas de pesquisa serão exploradas, e a expectativa é colher bons frutos desse compromisso mútuo.
O acordo foi assinado por Messias, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública e presidente do Observatório da Democracia, Ricardo Lewandowski, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, pelo diretor da Escola Superior da AGU (ESAGU), João Carlos Souto, e pelo diretor-geral do IDP, Francisco Mendes.
O compromisso estabelece que as instituições devem designar representantes para coordenar a execução do protocolo, além de elaborar um Plano de Trabalho e monitorar os resultados das ações conjuntas.
Souto ressaltou que iniciativas como essa são essenciais para o fortalecimento da democracia no Brasil. Ele enfatizou a importância do Observatório da Democracia como um centro de estudo e debate sobre o tema, destacando o papel fundamental do IDP nesse processo.
Lewandowski destacou a relevância do aprofundamento dos estudos acadêmicos sobre democracia, ressaltando que a construção e manutenção da democracia exigem esforços contínuos de toda a sociedade. Ele elogiou a parceria com o IDP e expressou confiança no avanço das pesquisas sobre democracia.
A partir da celebração do acordo, o Observatório da Democracia, em cooperação com a ESAGU, promoverá uma série de atividades, incluindo cursos, palestras, seminários e fóruns de debate. A parceria entre AGU e IDP representa um passo significativo no fortalecimento da democracia no país.
Fonte: © Conjur