O ex-presidente americano anulou a sentença de Ross Ulbricht, conhecido como o Dread Pirate Roberts, que criou o site Silk Road e movimentou US$ 200 milhões com tráfico de drogas.
Em uma decisão polêmica, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão presidencial para Ross Ulbricht, criador do site de venda de drogas Silk Road, em 21 de janeiro. Ulbricht foi condenado a prisão perpétua em 2015, após ser preso em flagrante em 2013, em uma biblioteca de Nova York.
O perdão de Trump para Ulbricht é considerado uma decisão inusitada, especialmente em relação ao site Silk Road, conhecido por vender drogas ilícitas. O site era um dos principais canais de compra e venda de entorpecentes ilegais na internet, e sua queda em 2013 foi considerada um golpe importante na luta contra o tráfico de substâncias ilegais. A decisão de Trump em perdoar Ulbricht é vista como um sinal de que a administração do presidente está disposta a flexibilizar a política de combate ao tráfico de drogas, o que pode ter implicações significativas na luta contra o crime organizado.
Operações sob a Égide das Substâncias Ilegais
O surgimento do site Silk Road marcou um divisor de águas na era digital, tornando-se um vértice para o comércio anônimo de substâncias entorpecentes por meio da criptomoeda bitcoin. Em uma operação policial, Ulbritch, um dos principais suspeitos, foi detido com um notebook contendo registros de conversas sobre a gestão desse site. À época da prisão, os procuradores dos EUA declararam que mais de 100 mil pessoas utilizavam o Silk Road, movimentando US$ 214 milhões em transações de substâncias ilegais por meio da bitcoin.
Instrumentalização e Procuradores
A prisão de Ulbricht foi vista como uma conquista de Trump, que cumpriu uma promessa feita durante sua campanha eleitoral. Trump afirmou que a medição reverteria o resultado de um caso que surgiu poucos anos após o surgimento da criptomoeda. ‘A escória que trabalhou para condená-lo eram alguns dos mesmos lunáticos que estavam envolvidos na moderna instrumentalização do governo contra mim’, disse Trump, destacando a instrumentalização de grupos anônimos na atuação do governo. O Silk Road operava na rede Tor, que permite aos usuários se comunicarem sem serem identificados, e os pagamentos com bitcoin ajudavam a fazer transações anônimas, conforme os procuradores.
A Criação e o Bode Expiatório
Ulbricht admite ter criado o Silk Road, mas sua defesa alegou que o objetivo era criar um site de livre mercado. Ele afirmou ter transferido o site para terceiros, mas foi atraído de volta para ser um bode expiatório para os reais donos. De acordo com a procuradoria, Ulbricht tomou medidas extremas para tentar proteger o site, incluindo ordens de assassinato de pessoas que pudessem representar uma ameaça para a plataforma. Em uma das conversas obtidas em seu computador, Ulbricht tentava contratar matadores de aluguel sob o codinome Dread Pirate Roberts, afirmaram os procuradores. Ele negou ter criado esse usuário.
Fonte: © G1 – Tecnologia