ouça este conteúdo
Pedido de extradição para Espanha por acordo de tratado de extradição firmado em 1988, após mandado de prisão preventiva da Interpol por maior fraude da história.
A Polícia Federal (PF) já solicitou a extradição do ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, conforme informações obtidas pela CNN. O executivo foi detido na última sexta-feira (28) em Madri, na Espanha. A requisição foi encaminhada para a Justiça Federal.
O ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, foi preso em Madri, na Espanha, e a Polícia Federal já deu entrada no pedido de extradição. A solicitação foi encaminhada à Justiça Federal, conforme apurou a CNN. A Americanas está acompanhando de perto o desenrolar desse caso.
Americanas: Pedido de Extradição de ex-CEO Firmado entre Brasil e Espanha
Mesmo que o juiz autorize, no entanto, a decisão final será do governo espanhol. Pelo tratado de extradição firmado entre Brasil e Espanha, em 1988, o juiz do caso tem até 80 dias para formalizar o pedido, que pode ou não ser aceito pelo país europeu. Gutierrez, ex-CEO da Americanas, estava foragido desde a quinta-feira (27), quando a PF foi alvo de mandado de prisão preventiva em operação da Polícia Federal, mas não foi localizado. O executivo chegou a ter nome inserido na Difusão Vermelha da Interpol.
Leia Mais: Trajetória da Americanas: do anúncio de fraude até o lucro de R$ 284 milhões no último trimestre. Cerca de 30 shoppings serão abertos no Brasil nos próximos 5 anos, prevê Abrasce. Indicador de incerteza da economia do Brasil cai 2,3 pontos em junho, diz IBGE. Miguel Gutierrez é apontado como integrante de uma das maiores fraudes da história do mercado financeiro do Brasil. Os valores envolvidos giram em torno de R$ 25,3 bilhões. A operação desta quinta-feira foi acompanhada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Entre os crimes apurados na investigação, estão: manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, as penas para os ex-executivos da varejista aqui no Brasil podem chegar a 26 anos de reclusão. A Americanas está no centro de um escândalo que envolve a Espanha, pedido de extradição, mandado de prisão preventiva e a Difusão Vermelha da Interpol.
Fonte: @ CNN Brasil