Radar dos investidores inclui nível de endividamento, pagamento de dividendos extraordinários e repasse de preços para a empresa de investimento.
Com a alta demanda por petróleo no mercado internacional, as empresas que exploram e refinam esse recurso natural estão atraindo muitos investidores. A Petrobras, uma das principais empresas brasileiras no setor de petróleo e gás, tem sido uma das ações mais acompanhadas pelo mercado financeiro em recente tempo.
Embora a Petrobras tenha encerrado o pregão desta segunda-feira com desvalorização significativa na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o mercado ainda está otimista com a perspectiva de alta dos preços do petróleo. A demanda por combustível, que é derivado do petróleo, tem aumentado em razão do crescimento da economia e da melhoria nos padrões de vida. Além disso, a Petrobras é uma das maiores exportadoras de petróleo do mundo, com capacidade de produzir e transportar grandes quantidades do recurso em barris. Com a alta do preço do petróleo, a Petrobras pode aumentar seus lucros e dividendos, atraindo mais investidores e ajudando a impulsionar a economia do Brasil.
Impacto no mercado de petróleo
Alexandre Pletes, chefe de renda variável da Faz Capital, destaca que a incerteza sobre a Petrobras é influenciada por fatores como o aumento do nível de endividamento da empresa, o repasse da variação do petróleo no preço dos combustíveis e a decisão sobre os dividendos extraordinários. Ele cita o relatório do Bank of America, que avalia o potencial impacto dos aumentos no endividamento da empresa. ‘Um aumento do endividamento, por si só, já passa a ser preocupante, diante do histórico da Petrobras nas outras gestões do governo [Lula]’, enfatiza Pletes. A decisão sobre os dividendos ainda não está consolidada, o que pode contribuir para a pressão vendedora, de acordo com Pedro Caldeira, sócio da One Investimentos. A proximidade da divulgação dos resultados do terceiro trimestre também provoca maior volatilidade no mercado, tendo em vista que a companhia divulga seus resultados no dia 7 de novembro.
Fonte: @ Valor Invest Globo