Porto da Pedra é rebaixada do Grupo Especial no Carnaval do RJ após 12 anos. Viradouro segue na Série Ouro do Rio de Janeiro.
O Porto da Pedra enfrentou um difícil momento ao ser rebaixado para a Série Ouro do Rio de Janeiro, em uma decisão que impactou os torcedores.
A tradicional escola de samba, Porto da Pedra, agora terá o desafio de se reerguer na Série Ouro do Rio de Janeiro e buscar seu retorno à elite do carnaval carioca.
Porto da Pedra: A Luta pelo Reconhecimento no Carnaval Carioca
Ao receberem as menores notas da apuração do Grupo Especial, que aconteceu na Cidade do Samba, a escola de samba Porto da Pedra ocupou o último lugar da classificação carnavalesca. Neste ano, nenhuma das 12 agremiações sofreu com penalidade, o que fez com que começassem a votação em pé de igualdade. Apesar disso, Porto da Pedra pontuou apenas 264.9 pontos.
Viradouro: A Surpresa e a Superação no Maior Espetáculo da Terra
Por sua vez, Viradouro se tornou a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, totalizando 270.0 pontos. Na passarela do samba, a Porto da Pedra teve Tati Minerato como rainha da bateria, apresentando o tema ‘Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular’, que foi inspirado no almanaque escrito em 1594 por Jerônimo Cortés.
Este foi o primeiro desfile da escola no Grupo Especial carioca desde 2012. Neste ano, as escolas de samba foram avaliadas por 36 jurados, que se dividem entre os noves quesitos, sendo eles Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegoria e Adereço, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia e Samba-enredo. Lida uma a uma, as notas são somadas, tendo a menor delas descartada, e a escola que ocupar a última posição da classificação é rebaixada para a Série Ouro, pela qual desfilará no Carnaval seguinte.
- Unidos do Viradouro – 270.0
- Imperatriz Leopoldinense – 269.3
- Acadêmicos do Grande Rio – 269.2
- Acadêmicos do Salgueiro – 269.0
- Portela – 268.9
- Unidos de Vila Isabel – 268.8
- Estação Primeira de Mangueira – 268.8
- Beija-Flor de Nilópolis – 268.5
- Paraíso do Tuiuti – 268.3
- Mocidade Independente de Padre Miguel – 267.2
- Unidos da Tijuca – 265.7
- Unidos do Porto da Pedra – 264.9
Fonte: © CNN Brasil