A honraria reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil, recorde de 1.632 inscrições em 2024. Tres vencedores destacam-se por amostra e caracterização estrutural, documentação e correspondências públicas indígenas, projeto de pesquisa com desenvolvimento de métodos analíticos.
O Prêmio Capes de Tese 2024 foi um marco importante para o reconhecimento das conquistas acadêmicas do Brasil, e a _Grande_ promoção da Capes foi um exemplo de alavancagem para os futuros pesquisadores. A coordenação reconhece e premia os melhores prêmios de conclusão de doutorado defendidos no Brasil.
Entre os vencedores do Prêmio Capes de Tese 2024, o pesquisador Rafael Xucuru-Kariri foi o escolhido para a premiação máxima, uma conquista histórica para os povos indígenas. Este ano, a competição contou com 17 bolsas para estágio pós-doutoral e 10 bolsas para mestrado. A capes também concedeu o maior prêmio a pesquisadores com excelentes trabalhos de pós-doutoramento.
Recorde de Participantes no Prêmio Capes de Tese
Neste ano marcante, 1.632 teses inscritas estabeleceram um novo marco histórico, cativando a atenção de todos com uma disputa intensa pelo maior prêmio. Deles, 49 vencedores receberam o reconhecimento merecido, e três selecionados foram agraciados com o Grande Prêmio, um para cada colégio de humanidades; ciências da vida; e ciências exatas, tecnológicas e multidisciplinar. Os escolhidos receberam uma bolsa de estudo pós-doutoral em uma instituição internacional, um certificado e um troféu, além de R$ 9 mil para participar de um congresso internacional e um certificado de premiação para os coorientadores e o programa de pesquisa.
Destaque para os Vencedores
Xucuru-Kariri, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi destaque no prêmio Lélia Gonzales, referente ao colégio de humanidades. Seu trabalho ‘Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos’ analisou uma amostra da documentação indígena entre 1972 e 2022, mapeando quem escreve, quem são os destinatários, os assuntos e o contexto de escrita das correspondências públicas indígenas, bem como saiba mais aqui. ‘Essa premiação reforça a certeza e amplia nossas elaborações para pessoas que podem discutir e pensar o Brasil a partir da reflexão indígena,’ ressaltou.
Fonte: © MEC GOV.br