Homens capturados no Pará após 50 dias de fuga. Levados para a Penitenciária Federal de Mossoró, onde sofreram agressões físicas. Receberam atendimento do corregedor Walter Nunes, passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e retornaram ao banho de sol.
A defensora Flávia Fróes relatou que, após a recaptura, Rogério da Silva Mendonça tem sido vítima de violência no presídio devido à fuga ocorrida na Penitenciária Federal de Mossoró (RN).
As condições nos centros de detenção devem ser monitoradas de perto para garantir a integridade dos detentos. É fundamental revisar os protocolos de segurança nessas instituições correcionais e prevenir situações similares no futuro.
Recaptura de detentos após fuga gera relatos de agressões físicas na Penitenciária Federal Mossoró
Rogério, mais conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, apelidado de Tatu ou Deisinho, foram capturados no Pará após 50 dias de fuga e conduzidos de volta ao cárcere de Mossoró. Lá, Rogério denunciou estar sofrendo agressões físicas no centro de detenção. A defesa dos detentos solicitou inicialmente um atendimento com o corregedor Walter Nunes e requisitou que fossem submetidos a exame de corpo de delito. A advogada informou que a declaração de Rogério foi prestada à Polícia Federal e à Justiça Federal na segunda-feira (8).
Encaminhamento para exames e retorno ao banho de sol na Penitenciária Federal Mossoró
O Ministério da Justiça e Segurança Pública comunicou, por meio de nota, que os presidiários serão conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) nesta terça-feira (9) para a realização de exames de corpo de delito. Além disso, Rogério e Deibson relataram a falta de acesso ao banho de sol desde seu retorno ao presídio. Em resposta, a pasta ministerial assegurou que o banho de sol será restabelecido no mesmo dia, ressaltando que tal procedimento faz parte da rotina de reingresso à instituição correcional. Logo, a retomada do banho de sol demanda um intervalo de tempo apropriado para sua aplicação.
Fonte: © Notícias ao Minuto