ouça este conteúdo
Goleiro do São Paulo, transferido para rival, se despede da categoria de base, sendo convocado por Dorival Júnior para a Copa América.
No auge da carreira, Rafael terá um reencontro especial na derradeira partida pelo São Paulo antes de se unir à seleção brasileira para participar da Copa América.
Em meio à expectativa para a competição internacional, Rafael se despede momentaneamente do clube paulista, ansioso pela oportunidade de representar o país ao lado de outros talentosos jogadores. A presença de Rafael na equipe nacional promete agregar ainda mais qualidade ao time, que busca a vitória no torneio.
Rafael: Momento de despedida do goleiro do Tricolor
Rafael se despede momentaneamente do Tricolor contra o Cruzeiro, clube que o revelou para o futebol, em jogo neste domingo (2), pela volta do Campeonato Brasileiro. Em 2002, com apenas 13 anos, Rafael entrou para a categoria de base cruzeirense, onde ascendeu para o profissional e permaneceu até 2020. No entanto, o goleiro acabou, em grande parte do tempo, sendo reserva de Fábio e não teve muitas chances de se firmar na meta celeste. Assim, em busca de mais tempo de jogo, o atleta se transferiu para o rival Atlético-MG, onde jogou por três temporadas antes de chegar ao São Paulo, em 2023.
Rafael: Ascensão na carreira e sombra de Rogério Ceni
Apesar da sombra de Rogério Ceni pairar sobre o Morumbi, Rafael demonstrou sua capacidade de lidar com essa pressão. Aos poucos, conquistou a torcida com atuações decisivas em jogos importantes da temporada. ‘Não é fácil vestir essa camisa do São Paulo. Não sou o Rogério, não sou o Zetti, mas sou o Rafael e quero que eles saibam que, enquanto eu estiver aqui, vou dar o meu melhor para trazer alegria para eles’, afirmou o camisa 23 em entrevista à ESPN.
Rafael: Destaque na Copa do Brasil e na seleção
Rafael se mostrou fundamental logo em sua primeira temporada no clube paulista. Além de ser o titular incontestável da equipe, ele brilhou na Copa do Brasil, sendo peça-chave na conquista inédita. Para ele, o jogo que mudou sua trajetória no Morumbi foi contra o América-MG, pela segunda rodada do Brasileirão. Com defesas espetaculares, Rafael garantiu a vitória por 3 a 0 do Tricolor na estreia de Dorival Júnior como técnico.
Rafael: Convocação para a seleção e empolgação
No auge de sua carreira, Rafael conquistou um lugar na seleção. Convocado para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, ele teve a oportunidade de participar da Copa América após o corte de Ederson, do Manchester City. O goleiro não esconde a empolgação de viver um ‘sonho de criança’. ‘Minha alegria é contagiante, sabe? Poder realizar um sonho que toda criança, todo atleta profissional tem, que é representar nosso país. Não há alegria maior do que essa’, revelou o jogador.
Rafael: Próximos desafios com o São Paulo
Neste domingo (2), às 18h30, pela sétima rodada do Brasileirão, Rafael e o São Paulo enfrentam o Cruzeiro. O goleiro buscará deixar a equipe do Morumbi no G-4 antes de se juntar à seleção. Próximos jogos do São Paulo: Cruzeiro (C) – 02/06, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão Internacional (F) – 13/06, 20h (de Brasília) – Brasileirão Corinthians (F) – 16/06, 16h (de Brasília) – Brasileirão.
Fonte: @ ESPN