109 clubes foram rebaixados nas divisões nacionais do futebol brasileiro desde 2001; apenas dez não caíram.
Com a finalização da temporada do futebol nacional, o ge realizou um trabalho de pesquisa relevante e preparou um ranking com todos os clubes já rebaixados nas três primeiras divisões do país desde o ano 2001, marcando assim a entrada do século 21. O ranking revelou clubes de todas as regiões do Brasil.
Em 2001, o século 21 começou com um clube rebaixado na Série A, que era o Corinthians, e outros rebaixados nas divisões inferiores. A partir daí, muitos outros clubes foram rebaixados nas três divisões, e o ranking apresentado pelo ge reúne os nomes de todos os clubes rebaixados no período. Clube rebaixados como o Flamengo, o Palmeiras e o Santos vieram a seguir, reforçando ainda mais o ranking elaborado pelo ge. Dentro do ranking, também foram incluídos clubes rebaixados nas divisões inferiores, como a Série B e a Série C.
Rebaixamento: O Desafio dos Clubes Brasileiros
Ao longo dos anos, 109 times brasileiros enfrentaram o perigo do rebaixamento nas principais divisões nacionais. Destes, muitos sofreram quedas em distintas categorias, tornando-se rebaixados.
Os Líderes em Rebaixamentos
Sete clubes estão empatados na liderança, com seis rebaixamentos em suas respectivas divisões. Estes times são: ABC (5 na Série B e 1 na Série C), América-MG (5 na Série A e 1 na Série B), América-RN, (1 na Série B, 3 na Série B e 2 na Série C), Sampaio Corrêa (4 na Série B e 2 na Série C), Santa Cruz (3 na Série A, 2 na Série B e 1 na Série C), Vitória (4 na Série B e 2 na Série B) e Criciúma (3 na Série A e 3 na Série B).
Um Exemplo de Rebaixamento
O Criciúma, um clube catarinense, carrega consigo uma curiosidade: um dos quatro rebaixados no Brasileirão deste ano, o Tigre, sofreu quedas sempre em anos terminados com o mesmo número: 2004, 2014 e, agora, em 2024.
Rebaixamento em Diferentes Divisões
Cuiabá, que cai de divisão pela primeira vez na história, e Atlético-GO, rebaixado da divisão de elite pela quarta vez neste século, completaram as quatro últimas colocações do Brasileiro deste ano. Assim como a equipe matogrossense, Aparecidense-GO e São José-RS, que foram para a Série D, também foram rebaixadas pela primeira vez na história.
Equipes que Nunca Foram Rebaixadas
Por outro lado, apenas dez equipes podem se gabar de nunca terem sido rebaixadas nacionalmente, considerando as três principais edições. Lista que na Série A de 2025 conta com Flamengo, São Paulo e Mirassol, que disputará a elite pela primeira vez.
Rebaixamento na Série B
Na Série B, nunca caíram de divisão o Athletic, que em seis anos saiu da segunda divisão mineira para a Segunda Divisão do Brasileiro, e o Amazonas, que foi fundado em 2019.
Rebaixamento na Série C
Já na Série C, Botafogo-PB, Floresta, São Bernardo FC e Ypiranga-RS nunca foram rebaixados para a última divisão nacional.
Fonte: © GE – Globo Esportes