Dortmund e Real Madrid disputam final da Champions em Wembley, maior torneio da Europa, com relação histórica e cinco troféus na galeria de campeões.
‘O Real Madrid é para a Champions League o que a Champions League é para o Real Madrid‘. A poucos passos de garantir a supremacia na maior competição de clubes da Europa pela 15ª vez na história, o clube espanhol testará mais uma vez a sua ligação simbiótica com o torneio neste sábado (1º), em Wembley, quando enfrentará o Borussia Dortmund na grande final da edição 2023/24. Com 14 troféus em sua coleção, a equipe de Madri é de longe a maior vencedora da Champions. E não se pode ignorar que os merengues sempre dominaram a competição.
O Real Madrid tem uma relação íntima com a Champions League, sendo sua presença sinônimo de grandeza e tradição. Os merengues são os protagonistas incontestáveis desta competição, com um histórico de conquistas que os coloca em um patamar único no futebol europeu. A cada temporada, o Real Madrid renova seu compromisso com a excelência, buscando sempre superar as expectativas e manter viva a chama da vitória.
Real Madrid: Uma Relação de Sucesso na Europa
Isso passa por um fator decisivo: terem vencido as cinco primeiras edições consecutivamente. O Real Madrid foi o 1º campeão da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1955/56. A equipe comandada no ataque por Alfredo Di Stéfano bateu o Servette, da Suíça, e Partizan, da Croácia, nas duas primeiras rodadas eliminatórias. O adversário da semifinal foi o Milan, e a decisão aconteceu diante dos franceses do Reims. Os merengues conquistaram consecutivamente a competição nas quatro edições seguintes: 1956/57 (contra Fiorentina), 1957/58 (contra Milan), 1958/59 (novamente contra Reims) e 1959/60 (contra Eintracht Frankfurt).
Real Madrid e sua Dominância na Europa
Para efeito de comparação, apenas quatro equipes foram campeãs da Champions League em cinco ou mais edições: Barcelona (cinco), Liverpool (seis), Bayern de Munique (seis) e Milan (sete). Principal ‘perseguidor’ do Real Madrid na história, o time de Milão chegou a encostar na lista de maiores campeões com o título na temporada 2006/07, comandado pelo brasileiro Kaká, quando viu a distância cair para apenas duas conquistas: nove a sete. Desde então, no entanto, o gigante do Santiago Bernabéu faturou outras cinco taças e voltou a disparar na ponta do ranking de títulos da Uefa Champions League, que passou a ter o atual nome em 1992.
Real Madrid: Um Legado de Conquistas
Qual foi a última vez que o Real perdeu uma final de Champions? Em busca do primeiro título de Champions League na história, o Borussia Dortmund terá uma missão que só aconteceu três vezes na história da competição: vencer o Real Madrid em uma final europeia. O desafio dos alemães é tão grande que pode ser explicado com um fato: nenhum atleta dos dois elencos era sequer nascido na última vez que os merengues perderam uma decisão com o título da Champions em jogo. Isso não acontece há 43 anos, desde quando o Liverpool venceu o Real Madrid por 1 a 0 para ficar com o título invicto na edição 1980/81. Além dos ingleses, apenas outras duas equipes conseguiram derrotar os espanhóis em finais europeias: o Benfica de Eusébio (1961/62) e a Inter de Milão (1963/64).
Fonte: @ ESPN