Real Madrid bateu marca em faturamento no futebol mundial 2023/24, liderando Football Money League, graças a receitas da bilheteria, receitas de transmissão e receita comercial no estádio Santiago Bernabéu com a consultoria.
O Real Madrid, conhecido por sua busca incessante por superação, alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro clube a ultrapassar os 1 bilhão de euros em receitas anuais no ranking da Deloitte Football Money League divulgado em 23 de janeiro. Este marco destaca a capacidade do clube de gerar receitas significativas, demonstrando uma forte gestão financeira.
Com 1,045 bilhão de euros em receitas, o Real Madrid lidera o ranking, seguido pelo Manchester City com 838 milhões de euros em receitas. A lista também inclui destaque para PSG com 806 milhões de euros, Manchester United com 771 milhões de euros e Bayern de Munique com 765 milhões de euros. A Premier League teve um papel primordial no top 10, sendo representada por clubes como Barcelona, Arsenal, Liverpool, Tottenham e Chelsea, com foco no faturamento e rendimentos dos clube.
Receita Recorde: O Real Madrid Supera Rendimentos em Temporada 2023/24
Segundo o estudo da Deloitte, os 20 clubes incluídos no relatório totalizaram coletivamente 11,2 bilhões de euros, um aumento de 6% em relação à temporada 2022/23. Esse montante se divide entre receitas de bilheteria, receitas de transmissão e receitas comerciais, com o Real Madrid sendo o líder absoluto em todas essas categorias.
A vitória do Real Madrid na Liga dos Campeões da UEFA, vencendo o Borussia Dortmund na final em Wembley, foi o mote para uma temporada de grande sucesso, com o clube também conquistando a LALIGA, terminando dez pontos à frente do segundo colocado Barcelona. Esse desempenho foi acompanhado por um aumento significativo nas receitas do clube.
A receita da bilheteria do Real Madrid, de 248 milhões de euros, é a mais alta de todos os clubes incluindo o estudo, com o PSG, em segundo lugar, recebendo 170 milhões de euros. Além disso, a receita comercial do clube também superou qualquer rival, aumentando 19%.
A Deloitte destaca que a diferença entre as duas equipes melhor classificadas no estudo de 2025 – Madrid e Manchester City – nunca foi tão grande, com 208 milhões de euros separando os dois clubes. Isso demonstra a vantagem do Real Madrid em termos de faturamento e receitas.
Fonte: @ ESPN