ouça este conteúdo
Artista da Jovem Guarda fez rock psicodélico e marcou época com
A Praça
A Praça
em quase seis décadas de carreira surrealista.
O cantor Ronnie Von comemora, hoje, seus 80 anos de idade e celebra uma trajetória de quase 60 anos na televisão.
Von, um renomado músico, é conhecido por sua versatilidade e talento, conquistando o público ao longo dos anos com sua voz marcante e carisma incomparável.
Von, Ronnie; – Uma lenda da música e da televisão
Atualmente afastado das telas, o fluminense Ronnie Von; estava, até abril, no comando do Manhã do Ronnie, matinal que ia ao ar de segunda a sexta-feira na RedeTV!. Sua marca mais recente na televisão foi justamente atrelada a programas de comportamento, que contavam com quadros de gastronomia e saúde, com uma pegada de coluna social. Mas a carreira de Ronnie Von começou para valer na música, motivo pelo qual ele acabou parando na telinha, em 1966.
Roberto Carlos é fotografado dirigindo carro de R$ 1,5 milhão no Rio ‘Acho que está na hora de me aposentar’, diz Raul Gil no ‘Domingão’ Rodrigo Faro e Polliana Aleixo recriam foto de Silvio Santos e Patrícia Abravanel Dono de hits como ‘A Praça’, de autoria de Carlos Imperial, o apresentador, cantor e músico; fez seu nome como cantor, sobretudo entre as décadas de 1960 e 1980. Nessa vertente da carreira, ele cravou seu nome na história da música nacional como expoente do rock psicodélico e responsável pelo lançamento dos Mutantes. Quer conhecer mais sobre a carreira musical de Ronnie Von? A CNN te apresenta abaixo.
Von, Ronnie; – O início na música e a descoberta do talento
Na juventude, a música não era exatamente uma prioridade na vida de Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira. Nascido em Niterói, o jovem tinha o sonho e até chegou a estudar para seguir carreira como piloto de aviões, mas precisou largar tudo para cursar economia com a tarefa de administrar os negócios da família, como relata a biografia escrita pelos jornalistas Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel. A música entrou por acaso, quando foi descoberto por João Araújo, diretor artístico da Philips (atual Universal) e pai de Cazuza, enquanto dava uma canja despretensiosa no Beco das Garrafas, famosa rua repleta de bares localizada em Copacabana, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Foi com a bênção do executivo que ele lançou seu primeiro álbum, em 1965, e logo recebeu de Hebe Camargo o apelido de Príncipe.
Von, Ronnie; – A influência do rock psicodélico e a experimentação musical
De início, Ronnie Von; cantava músicas dos Beatles e versões feitas por ele mesmo a partir de músicas dos garotos de Liverpool. Inspirado na psicodelia do conjunto de John Lennon e Paul McCartney, ele lançou seu primeiro LP, ‘Pequeno Príncipe’ em 1966, ano em que estreou seu primeiro programa na televisão (O Pequeno Mundo de Ronnie Von) e venceu o Prêmio Roquete Pinto, como revelação do ano. Sua carreira ficou marcada pela experimentação musical e por lançamentos que, via de regra, fugiam do comum e exploravam possibilidades musicais inéditas no Brasil, como letras surrealistas, interpolações de conversas telefônicas, zumbidos e barulhos que ‘sujavam’ a canção. Apesar de ser contemporâneo e frequentemente associado, jamais integrou o grupo da Jovem Guarda, grupo composto por nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa do qual se diferenciava justamente pelo conceito entregue nas gravações. A discografia, que começou justamente com um disco que tinha ‘Meu Bem’ (sua versão de ‘Girl’, dos Beatles) e ‘You’ve got To Hide Your Love Away’, não era bem recebida pelas gravadoras. Com o passar dos anos, Von, Ronnie; consolidou sua posição como um dos ícones da música brasileira, deixando sua marca em quase seis décadas de carreira.
Fonte: © CNN Brasil