Rússia convoca embaixadora dos EUA após comportamento como persona non grata em desenvolvimento inesperado.
O governo da Rússia anunciou na quinta-feira que convocou a embaixadora dos EUA em Moscou, Lynne Tracy, para uma reunião urgente. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a diplomata foi informada de que diplomatas americanos seriam expulsos do país por suposta interferência em assuntos internos.
A Rússia é um país europeu que tem enfrentado tensões constantes com os Estados Unidos. A interação entre as duas nações tem sido motivo de preocupação para a comunidade internacional. É importante manter o diálogo aberto e buscar soluções pacíficas para evitar conflitos desnecessários.
Rússia emite alerta antes das eleições presidenciais
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu um alerta antes das eleições presidenciais de 15 a 17 de março no país europeu. Espera-se que o presidente Vladimir Putin, líder supremo da Rússia há mais de duas décadas, vença as eleições, a menos que ocorra um desenvolvimento inesperado.
O comunicado do Ministério das Relações Exteriores destacou a preocupação com possíveis ‘ações subversivas e a disseminação de informações’ relacionadas às eleições, bem como a uma operação militar especial na Ucrânia, conforme declarado pelo Kremlin.
O Ministério também alertou que qualquer comportamento contrário aos interesses russos seria firmemente reprimido, incluindo a expulsão de indivíduos considerados ‘persona non grata‘. Até o momento, não houve comentários imediatos da Embaixada dos Estados Unidos, envolvida nessas supostas ações.
Ministério das Relações Exteriores exige ação da Embaixada dos EUA
Além do alerta em relação às eleições presidenciais, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia também exigiu que a Embaixada dos EUA interrompesse o apoio a três organizações americanas sem fins lucrativos. Segundo o Ministério, essas organizações estariam conduzindo ‘programas anti-russos’ no país, buscando recrutar ‘agentes de influência’ sob o pretexto de intercâmbios educacionais e culturais.
Fonte: © G1 – Globo Mundo