Propostas de campanha de Donald Trump sobre tarifas chinesas podem causar aumento de até 40% no preço de videogames, afetando preços para consumidor final e efeitos a longo prazo, como o lançamento do Nintendo Switch 2, com impacto imediato das tarifas e tecnologia de origem chinesa.
Com o crescimento exponencial da indústria de videogames nos últimos anos, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu revisar as políticas comerciais de seu predecessor, Donald Trump. Em seu último mandato, entre 2017 e 2021, Trump já havia determinado tarifas fixadas para a China em 50%, mas o setor de tecnologia ficou de fora das taxações. Vale lembrar que, nesse caso, não é o país asiático que arca com as taxas, e sim empresas estadunidenses que optarem por produtos de origem chinesa.
O setor de videogames, incluindo jogos e consoles, tem sido um dos mais afetados pelas tensões comerciais entre os dois países. A Amazon, por exemplo, havia começado a carregar jogos de videogames no Brasil, mas suspendeu a operação em novembro do ano passado devido às restrições impostas pelo governo chinês ao envio de produtos para o país. A indústria de videogames, que já está sofrendo com a política de Trump em relação à China, pode sofrer ainda mais com as restrições impostas pela China aos jogos, considerados violentos, cuja venda é proibida no país asiático.
Impacto da Tarifas nos Videogames
A ideia do presidente eleito é desestimular a fabricação de videogames fora dos EUA, valorizando o mercado interno – sob o risco de um aumento nos preços para o consumidor final. Essa política pode aumentar o custo de videogames em até 40% nos EUA e talvez no Brasil.
Tecnologia e Origem dos Videogames
O estudo da Associação de Tecnologia do Consumidor dos Estados Unidos mostrou que o impacto imediato das tarifas seria um aumento nos preços de 46% em notebooks e tablets, 26% em smartphones e 40% em videogames. Isso pode afetar significativamente o lançamento do Nintendo Switch 2, que poderia aumentar em até US$ 1 mil, o que se refletiria no Brasil em um console de quase R$ 10 mil.
Consequências da Tarifa sobre os Videogames
Várias companhias já comentaram que se as tarifas aumentarem elas irão repassar o custo direto para o consumidor. O CEO da empresa de peças automotivas AutoZone, Philip Daniele, comentou que as empresas irão repassar o custo para o consumidor final, o que pode afetar o mercado de jogos.
Videogames Violentos e Impacto
Apesar de críticas sobre videogames violentos, existem jogos como Mr.President, uma paródia em que é preciso salvar Donald Trump. Em 2019, Donald Trump culpar videogames violentos por dois tiroteios em massa, dizendo que precisavam ‘parar com a glorificação da violência em nossa sociedade’.
O Futuro dos Videogames
Um ponto curioso do estudo é que os efeitos a longo prazo seria que empresas parariam de produzir na China. Ainda assim, o custo de fabricação no país ainda é muito alto, o que levaria a produção para outros países. Esse cenário pode afetar significativamente o mercado de videogames e os preços dos consoles.
Fonte: @Tech Tudo