ouça este conteúdo
Ian Bremmer, da consultoria de riscos, afirmou que o evento aumenta a chance de vitória de Trump na eleição presidencial.
O ataque em manifestação do ex-presidente Donald Trump ‘é um evento extremamente preocupante’ atualmente nos Estados Unidos, declarou o presidente da empresa de análise de riscos Eurasia Group, Ian Bremmer, em declaração divulgada em seu perfil no X durante a tarde de domingo (14).
Segundo Bremmer, a segurança do presidente americano deve ser reforçada diante do aumento de ameaças de atentados nos eventos públicos. Ele enfatizou a importância de medidas preventivas para garantir a integridade de Trump e de todos os cidadãos presentes.
Trump: Impacto do Atentado na Eleição Presidencial Americana
Ele também mencionou que o incidente ‘aumenta consideravelmente a probabilidade de Trump vencer’ a eleição presidencial. O analista ressaltou que os Estados Unidos são atualmente ‘uma nação altamente polarizada’ e onde uma parcela significativa da população ‘não confia que sua democracia esteja saudável ou funcionando adequadamente’.
Estou profundamente preocupado com a possibilidade de que [o atentado] preceda mais violência política e instabilidade social’, afirmou. ‘Trata-se do tipo de evento que historicamente testemunhamos em muitos países enfrentando instabilidade e que frequentemente não termina bem.’ Segundo ele, ‘devemos estar preparados para mais violência em todos os espectros políticos’.
Alguns dos fatores, de acordo com o analista, são a grande quantidade de armas em circulação nos Estados Unidos e as teorias da conspiração disseminadas nas redes sociais. Além disso, ‘a disposição de certos [indivíduos] para recorrer à violência política’ é ‘possivelmente a maior desde a Guerra Civil’ americana.
Ele também fez menção a ‘agentes externos’, como Rússia, China, Irã, Coreia do Norte ‘e outros interessados na divisão dos Estados Unidos’. Bremmer enfatizou que as instituições americanas são ‘resilientes’, porém estão enfrentando ‘pressões’ e sendo ‘erodidas e atacadas’.
No que diz respeito à campanha presidencial, o presidente da Eurasia declarou que a imagem de Trump com sangue no rosto e o punho erguido é ‘icônica’. ‘Acredito que essa imagem terá um papel crucial ao longo do restante da campanha’, disse, indicando que o atentado aumenta as chances de o ex-presidente ser eleito. Para Bremmer, ‘a vulnerabilidade significativa’ da imagem do presidente americano Joe Biden contrasta com a imagem de Trump após o atentado, que transmite ‘força’.
‘Suponho que essa imagem do ex-presidente’ dominará as manchetes’, disse, destacando também o efeito motivador que a própria imagem terá sobre os apoiadores de Trump. O analista também defendeu a importância de o Congresso americano ‘idealmente’ condenar o atentado em uma sessão conjunta com os parlamentares dos partidos Republicano e Democrata.
‘[No entanto], tenho fortes suspeitas de que isso não ocorrerá’, afirmou. Na análise de Bremmer, a democracia ‘não está em crise globalmente’, mencionando as eleições recentes ‘pacíficas’ em nações como Inglaterra, França, Índia e México.
Fonte: @ Valor Invest Globo