Tribunal de Justiça do Ceará absolveu promotor Antônio Ricardo Brígido Nunes Memória de homicídio, aplicando medida de segurança em hospital de custódia por quadro de insanidade.
O Tribunal de Justiça do Ceará decidiu absolver o promotor de Justiça Antônio Ricardo Brígido Nunes Memória do crime de homicídio, considerando que ele não era capaz de entender o caráter ilícito de seu ato devido à insanidade. A decisão foi unânime e atendeu ao pedido da defesa, que argumentou que o réu sofria de uma grave perturbação mental.
A corte considerou que o estado de insanidade do réu era evidente e que ele não tinha controle sobre suas ações no momento do crime. Além disso, a defesa apresentou provas de que o promotor de Justiça sofria de uma doença mental crônica, que afetava sua capacidade de julgamento e discernimento. Com base nesses fatos, a corte decidiu que o réu não poderia ser considerado culpado pelo crime. A justiça foi feita.
Um Caso de Insanidade: O Promotor que Cometeu um Crime Brutal
Em agosto de 2022, um evento chocante ocorreu em um bairro da capital cearense, Fortaleza. O promotor Antônio Ricardo Memória cometeu um crime hediondo, matando a tiros o comerciante Durval César de Carvalho, de 72 anos, que estava em sua residência no momento do crime. Imagens de câmeras de segurança capturaram o promotor saindo da casa da vítima, revelando um quadro de insanidade que chocou a comunidade.
À época, testemunhas relataram que o promotor entrou em contato com a vítima, pedindo para conversar. Ele foi então à casa da vítima, onde uma discussão acalorada ocorreu. Na sequência, o promotor cometeu o crime brutal, disparando tiros e fugindo do local. Ele foi preso em flagrante, e sua loucura foi revelada.
Em depoimento à polícia, o promotor alegou que o assassinato foi motivado por ciúme de um relacionamento extraconjugal que sua mulher manteve com a vítima na década de 1970. A defesa apresentou, então, o pedido de reconhecimento de insanidade mental, alegando que o promotor sofria de uma doença mental grave.
Uma Decisão do Tribunal de Justiça
Antônio Ricardo Memória foi denunciado por homicídio qualificado, com uso de arma de fogo, por motivo fútil e uso de meios que impediram a reação da vítima. Na decisão proferida na semana passada, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) determinou a aplicação de medida de segurança envolvendo a internação do promotor em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, por período mínimo de três anos. Essa medida visa tratar a perturbação mental do promotor e evitar que ele cometa outros crimes.
A decisão do TJ-CE é um exemplo de como a justiça pode lidar com casos de insanidade, priorizando a segurança da sociedade e o tratamento da doença mental. No entanto, o caso do promotor Antônio Ricardo Memória é um lembrete de que a insanidade pode afetar qualquer pessoa, independentemente de sua posição social ou profissional.
Fonte: © Conjur
Aula sensacional! Amei. ❤
Um dos melhores professores do ramos de concurso🎉
❤
Muito boa sua aula e explicações.
aula maravilhosa!! primeiro acesso. boa didática
Relativização
Excelente!
Excelente aula, obrigada professor! 😊
Obrigado 🙏
ÓTIMA AULA!!!!!!!!!!!!!! OBG PROF
Esse professor é ótimo, ensina muito e nos diverte ao mesmo tempo kkkk
foi otimo obg
Amei a aula e as questões!
aula excelente
Aula excelente! MT importante os apontamentos.
Aula didática. Parabéns!!!
Excelente aula, obrigada! 😊
Esse prof é muito TOP! 🎉
Muito boa aula, leve😊
Excelente aula. Professor demonstra domínio do tema.
Aula maravilhosa , obrigada.
Muito boa aula👍
Professor maravilhoso didático, empático
Aula maravilhosa!
Excelente professor ❤
muito bom! ótima didática!
Por favor, me tirem essa dúvida, se é crime negar ou obstar emprego à PCD, isso significa dizer que qualquer pessoa com deficiência, ao pedir emprego, deve ser empregada? Quais regras se aplicam à não aceitação dessa pessoa no emprego?
Aula muito boa
Muito boa aula!
Por isso é Professor, dinamico tem metodologia, inteligente etc…..❤❤❤❤
Aula muito esclarecedora 👏🏻👏🏻
Aula maravilhosa.Prof muito dinâmico. Aprendi muito .
Nossa que aula boa! Professor excelente, com didática, conhecimento e animação! Estou muito grata por essa aula super completa 🙏🏽
Professor excelente, sintetiza, explica e dá uma visão geral das partes mais pedidas em concurso…
Muito bom😊
Aula incrível
Não canso de assistir essa aula rsrs
Show de bola essa resolução de questões.
Pessoa com transtorno de ansiedade generalizada grave e pessoa com transtorno bipolar pode solicitar vagas de deficiente para concursos professor?
Ótima aula, Professor! Obrigada.
eu amo esse prof! didática incrível!!!!
ótimo prof. tenho cadastro no gran, mas tive que vir por aqui para assistir sua aula sobre esse tema!!!
Excelente Professor !!! E olha que eu demorei pra achar um com uma didática tão boa….
Tô pra ver um professor mais apaixonado pelo matéria. Parabéns professor! Louvável!
Excelente didática! Direto ao ponto, sem ser prolixo. Senti falta somente dos temas sobre violência e acompanhante x profissional.
O legal de estudar assistindo artigo aula, é que o assunto pode ser estudado de forma mais descontraída, e divertida, ainda mas pra quem têm TDAH, pk consegue segurar a atenção por meio da descontração, pelo menos pra mim funciona. Mais uma vez, aula ótima, professor ótimo, bem objetivo.
Aula ótima. Gratidão.
Aula excelente!
Aula maravilhosa. Professor muito bom!!!!!🎉