Avaliação objetiva começa às 9h, atendendo 63 mil candidatos em São Paulo e outras seis capitais. O exame avalia conhecimentos gerais.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está em preparativos intensos para o vestibular 2025, com previsão de atender a 63 mil candidatos. A 1ª fase desse exame será aplicada este domingo (20) e marcará uma nova abordagem, pois pela primeira vez, a instituição realizará o vestibular no período da manhã. Isso se deve ao impacto de eventos climáticos, que até então faziam com que a prova fosse aplicada no período da tarde.
Para atender às necessidades crescentes da comunidade acadêmica, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica o vestibular 2025, com o objetivo de selecionar os melhores candidatos para vagas em seu curso de graduação. No dia 20 de março, 63 mil aspirantes ao Vestibular 2025 estarão preparados para superar a prova de admissão à maior universidade pública do país. É uma oportunidade única de conquistar um lugar na Unicamp e se tornar parte de uma história de excelência no ensino superior brasileiro.
Preparação Iniciada: Conheça a Forma do Vestibular da Unicamp
Em agosto, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou mudanças no vestibular, direcionadas a evitar o calor intenso e as fortes chuvas, comuns na época do ano, impactando na organização e conforto dos candidatos. O exame ocorre em 31 cidades de São Paulo, além de seis capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e, pela primeira vez, Recife (PE). Os locais de prova podem ser consultados pela internet.
O dia do exame será coberto de forma integral no g1 Campinas, além de uma transmissão ao vivo com correção comentada. O programa começará às 14h30, logo após a prova. Para assistir, acesse aqui.
Abaixo, um guia com informações essenciais sobre a 1ª fase de uma das principais instituições de ensino do Brasil:
Dia e Horário da Prova do Vestibular da Unicamp:
– 20 de outubro: prova da 1ª fase
– 1º e 2 de dezembro: provas da 2ª fase
Atenção para o horário: este ano, pela primeira vez, as provas serão realizadas na parte da manhã.
– Horário de chegada: 1ª e 2ª fase – 8h
– Início do exame: 9h
– Tempo máximo em sala: cinco horas
Provas Específicas:
– 11 e 13 de dezembro: arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, exceto música
Resultado da Primeira Chamada:
– 24 de janeiro: previsão de divulgação com lista da 1ª chamada
– 27 e 28 de janeiro: matrícula virtual da 1ª chamada
Documentos Aceitos no Dia da Prova:
– O documento de identidade aceito para identificação dos candidatos durante a realização das provas da 1ª e 2ª fases e das provas de habilidades específicas deve ser o mesmo especificado na inscrição e deve estar dentro do prazo de validade, permitindo a identificação através da foto recente e da assinatura.
– Podem ser usados como documento de identidade para a realização das provas, além da cédula de identidade: passaporte; Carteira de Registro Nacional Migratório; carteira expedida por Ordens ou Conselhos reconhecidos por lei e carteira de motorista recente (com foto, número de RG e assinatura).
Proibição de Documentos:
– Não serão aceitos outros documentos além dos especificados.
O que os Candidatos Podem Levar no Dia da Prova:
– Os estudantes podem levar: água, refrigerante, suco, doces, balas etc.
– Além disso, é permitido também o uso de bermudas e vestimentas leves.
– Os candidatos poderão tomar água nas salas e deverão levar sua própria garrafa.
– Uma recomendação é que os alimentos consumidos sejam leves.
Distribuição das Questões nas Provas:
– A 1ª fase é constituída de uma única prova de conhecimentos gerais com 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, incluindo questões interdisciplinares.
– Cada questão da prova de conhecimentos gerais vale um ponto. Assim, a prova da 1ª fase vale até 72 pontos.
– A distribuição das questões se dá da seguinte forma: 12 questões de matemática; 12 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; 7 questões de ciências naturais; 7 questões de ciências sociais; 7 questões de ciências da natureza; 7 questões de humanas; e 21 questões de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo