Torneiro brasileiro da F1 conquistou recorde de oito vitórias consecutivas, igualando marca de Prost entre 1988 e 1989, enquanto Piastri e Norris completa quadra.
A disputa pela coroa na campanha de Max Verstappen pelo tetracampeonato da F1 se tornou ainda mais polémica: o tricampeão garantiu neste sábado a pole position do GP da Emilia-Romagna com o tempo de 1m14s746 e, assim, empatou com Ayrton Senna no recorde de oito largadas consecutivas na primeira posição do grid. A performance do piloto tem sido objeto de argumento intenso entre os fãs e especialistas.
Em meio a um cenário cada vez mais polémico, Verstappen reforça seu domínio ao igualar o feito histórico de Senna. A conquista da pole position também alimenta a disputa acirrada pelo título mundial, tornando a temporada ainda mais emocionante. A habilidade do piloto em manter seu desempenho em alta gera argumentos fervorosos sobre suas chances de se consagrar como campeão mais uma vez.
Disputa Polémica pela Pole Position no GP da Emilia-Romagna
Até o momento, o piloto da RBR é o único detentor de poles na temporada 2024 – alcançando ainda 39 na carreira. Oscar Piastri e Lando Norris completam o top 3. Ferrari terá homenagem para Ayrton Senna no GP da Emilia-Romagna. Senna por Ayrton: assista ao documentário sobre a vida do tricampeão de F1. Senna estabeleceu seu recorde de oito poles consecutivas entre os GPs da Espanha de 1988, ano de seu primeiro título, e o dos Estados Unidos em 1989 – ano em que seu grande rival Alain Prost levou a melhor. Nos dias de hoje, Verstappen tem sido absoluto em classificações desde o GP de Abu Dhabi em novembro de 2023. Com Piastri, a McLaren conquistou a posição na primeira fila do grid inicial de forma inédita nesta temporada; até então, as melhores posições de largada do time foram os terceiros lugares de Norris na Austrália, onde chegou na mesma posição na corrida, e no Japão, onde foi quinto colocado na prova. Piastri tinha até então três quintos lugares como melhores resultados nos classificatórios em 2024. Max liderou os três segmentos da classificação no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola. Entretanto, sua vantagem não foi tão larga: a maior foi de 0s1 sobre Charles Leclerc no Q2. No primeiro segmento, ele passou com 0s061 a mais que o monegasco da Ferrari; no último, levou a pole com 0s074 de diferença sobre Piastri. Recordes à parte, o holandês não conseguiu converter todas as sete poles conquistadas em 2024; o tricampeão abandonou o GP da Austrália após quebra e viu Carlos Sainz vencer; na etapa anterior à da Emilia-Romagna, em Miami, ele acabou superado na pista por Lando Norris. Veja outros recordes que Senna ainda detém na F1. Resultado e grid de largada: Max Verstappen (RBR) – 1m14s746, Oscar Piastri (McLaren) +0s074, Lando Norris (McLaren) +0s091, Charles Leclerc (Ferrari) +0s224, Carlos Sainz (Ferrari) +0s487, George Russell (Mercedes) +0s488, Yuki Tsunoda (RB) +0s719, Lewis Hamilton (Mercedes) +0s758, Daniel Ricciardo (RB) +0s928, Nico Hulkenberg (Haas) +1s234, Sergio Pérez (RBR) – Q2, Esteban Ocon (Alpine) – Q2, Lance Stroll (Aston Martin) – Q2, Alexander Albon (Williams) – Q2, Pierre Gasly (Alpine) – Q2, Valtteri Bottas (Sauber) – Q1, Guanyu Zhou (Sauber) – Q1, Kevin Magnussen (Haas) – Q1, Fernando Alonso (Aston Martin) – Q1, Logan Sargeant (Williams) – Q1. A largada do GP da Emilia-Romagna será às 10h deste domingo, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real. Q1 – 18 minutos e cinco eliminados: Ocon, Leclerc e Verstappen passearam pela liderança provisoriamente até Piastri anotar 1m15s940 para colocá-lo à frente do tricampeão da RBR – com apenas 0s073 de vantagem. O piloto da McLaren foi desbancado posteriormente pelo colega de equipe, Lando Norris. Enquanto isso, Alonso, que saiu dos boxes no decorrer da sessão após bater no TL3, passou pela brita. Nos segundos finais, Hulkenberg saltou do 18º lugar para a liderança, sendo o primeiro a salvar-se da eliminação. O piloto da Haas, porém, durou pouco na
Disputa Polémica pela Pole Position no GP da Emilia-Romagna
Fonte: © GE – Globo Esportes