Vinicius Jr. pode ganhar a Bola de Ouro com desempenho abaixo do esperado na camisa da seleção brasileira, mas superando o volante Rodri e o atacante lateral-direito Daniel Carvajal.
O ano culminará em um galardão que distingue o melhor jogador de futebol de 2021, concedido pela França em reconhecimento à destaque do jogador.
A cerimônia da Bola de Ouro, que reuniu a elite da seleção Brasileira, onde Pedro foi contemplado com um 9º lugar, está marcada para ocorrer no dia 28 de novembro, na Cidade Luz, em Paris. Além de Pedro, outros 9 jogadores foram indicados pelo site de apostas France Football para a premiação. O atacante Pedro será lembrado porque esteve entre os melhores em 2021, desde a conquista do Campeonato Brasileiro com o Flamengo, até o título da Libertadores com o Flamengo, e o vice-campeonato da Seleção Brasileira na Copa América.
Desafio ao jeito de sempre da Bola de Ouro
A expectativa de que o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, leve o prestigioso prêmio da revista francesa France Football ainda é de indefinição. Embora muitos achem que o brasileiro merece a honraria, outros argumentam que não foi o melhor jogador da temporada 2023/24. O último brasileiro a ganhar a Bola de Ouro foi o meia Kaká, em 2007, quando jogador do Milan.
Um ano impressionante, mas não sem controvérsias
Vinicius Jr. registrou ótimos números em 2023/24: 24 gols e 9 assistências em 39 partidas, quase uma contribuição de gol por jogo. Ele foi o artilheiro geral do Real Madrid na temporada e decisivo na conquista de todos os títulos merengues: Uefa Champions League, LALIGA e Supercopa da Espanha. No entanto, seu desempenho abaixo do esperado com a camisa da seleção brasileira é frequentemente lembrado por analistas.
Concorrentes fortes
Outros nomes do Real Madrid também tiveram um 2023/24 espetacular, como o meio-campista Jude Bellingham e o lateral-direito Daniel Carvajal. O ala, inclusive, ainda colocou a ‘cereja no bolo’ sendo campeão da Eurocopa com a seleção da Espanha. Em outros clubes, atletas como o volante Rodri, do Manchester City, ainda ‘comeram a bola’ durante o ano e aparecem fortes na disputa pela Bola de Ouro.
Por que Vinicius Jr. merece a Bola de Ouro?
Por Gustavo Hofman, repórter e comentarista da ESPN:
Vinicius Jr. merece ganhar a Bola de Ouro porque foi o melhor jogador da temporada 2023/24. Simples assim. Com a saída de Karim Benzema, o atacante brasileiro assumiu o protagonismo de um time que conquistou os títulos da Champions League, de LALIGA e da Supercopa da Europa. Na principal competição, foi o melhor do Real Madrid com seis gols, quatro assistências e atuações decisivas. Mais uma vez marcou em final de Champions.
Um novo camisa 7
O mundo se acostumou nas duas últimas décadas a feitos extraordinários de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Dominaram a Bola de Ouro como jamais havia acontecido na história da premiação. A atual edição é a primeira desde 2003 sem os dois na lista final. Vini agora tem como principais concorrentes dois meio-campistas, Rodri e Jude Bellingham.
Técnica impressionante
Muito além de números e estatísticas, Vinicius atingiu nível técnico impressionante. Na reta final da temporada, jogava com tanta confiança que, no um-contra-um, era praticamente imparável. O Real Madrid se aproveitou muito bem da categoria e do momento de seu novo camisa 7.
Fonte: @ ESPN