Reino Unido registrou mais de 400 casos de passageiros-clandestinos e produtos-frescos em containers-malas.
Não só em encomendas feitas pela internet, animais também são encontrados em malas e bagagens de voos, causando medo e preocupação nos passageiros. A cobras são uma das criaturas mais notórias entre esses bichos, pois são conhecidas por sua venenosa mordida. Mas não são as únicas, pois outros animalenenos tem sido encontrados em malas e bagagens de voos.
Mais recentemente, uma empreiteira do nos participou de uma operação de fiscalização e encontrou dois animais em uma encomenda de uma empresa de logística, em 01 de janeiro de 2022. O material trazia sua etiqueta de remetente e o endereço do destinatário. Ningum sabe como esses bichos lograram entrar na encomenda. Outros animais também são encontrados em encomendas, como gatos, cachorros, lagartos e até mesmo sapos e cobras. Uma coisa é certa: esses animais devem ser expulsos das encomendas e devem ser retenidos pelas autoridades. E, claro, é necessário garantir que os animais sejam libertados em um ambiente seguro e benserviço deles.
Animais Clandestinos: O Problema dos Animais Escondidos em Encomendas
Receba as principais notícias direto no coração! Inscreva-se no canal do Terra De acordo com levantamento do Centro Nacional para o Bem-Estar dos Répteis (NCRW, na sigla em inglês), divulgado pelo portal Daily Mail, mais de 400 criaturas clandestinas foram encontradas em produtos frescos e malas de viajantes desde 2018, apenas na Europa.Una das serpentes mais venenosas do mundo, a echis está entre as visitantes indesejadas da Europa.Serem encontrados em encomendas e malas, estes animais podem ser fatais ao ser humano.De formigueiros até uma cobra de quase 2 metros, os bichos em geral, muitas vezes, surgem em produtos comprados de outros países.Os números de denúncias ao NCRW aumentam a cada ano. Neste ano, o grupo já fez o resgate de mais de 200 criaturas, sendo 42 apenas em setembro. Para se ter uma ideia, ao longo de todo o ano de 2022 foi feita a captura de 44 ‘visitantes’.Para Chris Newman, diretor do NCRW, o aumento dos registros se deve principalmente à maior conscientização das pessoas. O especialista, porém, acredita que ainda há uma subnotificação dos casos. Veja animais que já foram encontrados em encomendasLagartos: o réptil é o mais comum nos pacotes que chegam à Europa, com mais de 280 casos desde 2018.Aranhas: apesar de as lagartixas não serem perigosas, os aracnídeos são a segunda classe mais encontrada e devem ligar um alerta aos clientes. Já são 38 aparições desde o início da classificação.Sapos e fãs: esses anfíbios são os terceiros com mais aparições, somando 35.A entrada das espécies na Europa se dá principalmente dentro de produtos frescos, contêineres e malas pessoais.Do total, 45% foram encontrados na bolsa de alguém.Casos que geram preocupaçãoApesar de a maioria dos casos não serem de espécies venenosas, alguns ligam um alerta especial.Recentemente, por exemplo, uma cliente encontrou um escorpião-dourado venenoso em uma compra feita na Shein, segundo o Daily Mail.Entre 2022 e 2023, cinco viúvas negras ocidentais foram encontradas dentro de carros importados dos Estados Unidos. Já em bagagens pessoais, um viajante deixou o Quênia rumo a Liverpool com uma centopéia ruiva escondida em sua mala.A mordida da espécie pode causar dores fortes no ser humano.Mas o perigo principal fica por conta das cobras. Com 33 casos registrados desde 2018, elas costumam ser mais fatais que outras espécies. Uma das serpentes mais venenosas do mundo, a echis está entre as visitantes indesejadas.Sua origem costuma ser a Índia ou Paquistão e a entrada no País acontece por meio de contêineres de roupas ou de pedras ornamentais.Embora alguns animais não sejam venenosos, é importante não tocar neles e imediatamente acionar alguma autoridade para que seja feita a identificação e captura dele.
Fonte: @ Terra