ouça este conteúdo
A ‘CARTEIRA CHC FÁCIL AÇÕES EUA & BR’ traz uma forma simples e diversificada de investir em ações: estratégia no Valor One, ferramenta inovadora.
Olá, Galera! Estou aqui para compartilhar uma novidade incrível: o Valor vai apresentar em breve uma plataforma de investimentos super interessante e revolucionária, que promete trazer uma série de insights para te ajudar a potencializar seus investimentos e fortalecer suas finanças: o Valor One.
Além disso, o Valor One também trará análises detalhadas sobre diversas opções de aplicações financeiras, auxiliando você a diversificar sua carteira e maximizar os retornos de suas investimentos. Prepare-se para uma experiência única e enriquecedora no mundo dos investimentos com o Valor One!
Maximizando Investimentos Através de Carteiras de Investimentos
Dentre muitas ferramentas que serão disponibilizadas, eu compartilharei mensalmente seis carteiras de investimentos que estudei e desenvolvi. Algumas têm construções bem complexas, mas duas delas são extremamente simples e pensadas no investidor que deseja investir em ações e tem pouco tempo para analisar o mercado, de modo que precisa de uma carteira eficiente, de fácil montagem e pouquíssimo trabalho para mantê-la. Por essa razão, batizei cada uma delas dentro da família de carteiras ‘CHC FÁCIL’.
Na coluna de hoje, compartilharei uma delas com vocês. A ‘CARTEIRA CHC FÁCIL AÇÕES EUA & BR’ busca uma exposição ao mercado de ações bem diversificada, de baixo custo, de facílima implementação e com performance eficiente. A carteira consiste em apenas dois ativos, que replicam carteiras representativas das bolsas estadunidense e brasileira. ETFs de índices bem diversificados são os candidatos naturais para sua montagem. Nos EUA, o índice indicado é o S&P 500 enquanto, no Brasil, o IBrX100 tem preferência em relação ao Ibovespa por ter historicamente mais papéis e, consequentemente, ser um pouco menos concentrado.
A escolha dos ETFs se deu com base em fatores tais como aderência ao índice seguido, histórico de cotas e taxa de administração. O ETF BRAX11 é o único a seguir o IBrX 100 e conta com uma taxa de administração de apenas 0,20% ao ano. Para representar o mais famoso índice de ações da Bolsa de Nova Iorque (NYSE), meus estudos apontaram o IVVB11, oferecido em nossa bolsa com uma taxa de administração muito atrativa: 0,23% ao ano.
A estratégia que dá origem à carteira é extremamente simples e consiste sempre em iniciar o ano investindo nesses dois ETFs com a mesma quantia (em outras palavras, os pesos de início de ano são sempre 50/50%). Em prol da simplicidade e referendado por análises realizadas, a estratégia totalmente passiva ao longo do ano se mostra robusta e com performance interessante, de modo que haverá apenas um único rebalanceamento por ano, sempre ao final do exercício, com o intuito de restabelecer os pesos 50/50% para cada um dos ETFs replicantes das bolsas estadunidense e brasileira.
As vantagens dessa estratégia com ações podem ser resumidas conforme abaixo: É de muito fácil implementação, pois basta você comprar os ETFs indicados e disponíveis na B3; É uma estratégia muito barata, pois os dois ETFs têm taxas de administração bem menores do que fundos de investimento tradicionais; Você precisa realizar as operações de rebalanceamento apenas uma única vez por ano; Você precisa apenas de duas transações na hora de rebalancear a carteira, reequilibrando-a para os mesmos montantes financeiros investidos em cada ETF (você sempre venderá uma fração do ETF que mais rentabilizou no ano e comprará aquele que menos rentabilizou); Você terá uma carteira bastante diversificada, com um total de 600 papéis: 100 brasileiros e 500 negociados na bolsa estadunidense; e Você se beneficia do hedge natural que o dólar propicia quando a bolsa brasileira.
Fonte: @ Valor Invest Globo