No ano passado, forças ucranianas atacaram a frota russa no Mar Negro com mísseis e drones marítimos, causando prejuízos. Moscou não se pronunciou.
O ataque realizado pelo Exército ucraniano resultou na destruição completa do navio de guerra russo no Mar Negro, próximo à península da Crimeia. De acordo com as informações divulgadas, o navio Projet 22160 ‘Sergei Kotov’ foi atingido por drones marítimos Magura V5, causando graves danos em diversas partes da embarcação.
A ação de destruição do navio de patrulha russo representa um duro golpe nas forças inimigas no Mar Negro, demonstrando a capacidade de ataque das tropas ucranianas. O Serviço de Inteligência Militar ucraniano comemorou o sucesso do ataque contra a embarcação inimiga, evidenciando a eficácia das operações no mar.
Ataque de drones ao navio de patrulha no Mar Negro
Segundo a mensagem recebida, o navio patrulha avaliado em US $ 65 milhões (R$ 320 milhões) foi alvo de um ataque devastador. O porta-voz da Inteligência ucraniana, Andriy Yusov, revelou que a embarcação já havia sido danificada em uma ofensiva anterior, mas desta vez foi completamente destruída. ‘No que diz respeito à tripulação, a situação atual está sendo investigada. Infelizmente, há relatos de mortos e feridos, porém é possível que parte da equipe tenha sido resgatada’, declarou.
O Ministério da Defesa da Rússia preferiu não comentar sobre o ataque de drones no Mar Negro. No entanto, no ano passado, as forças ucranianas conseguiram forçar a recuada da poderosa frota russa no Mar Negro utilizando mísseis e drones marítimos. O Exército ucraniano alega que um terço dos navios militares russos na região foram considerados ‘inutilizados’.
Paralelamente, autoridades russas reportaram um ataque ucraniano contra uma estação ferroviária nos arredores de Kursk, próximo à fronteira. O governador da região, Roman Starovoit, informou que a estação ferroviária de Glushkovo foi alvo de ataques por parte da Ucrânia. Apesar do ocorrido, ele assegurou que não houve vítimas, embora tenha ocorrido um incêndio controlado e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Fonte: © G1 – Globo Mundo