Irã diz que Israel atacou prédio anexo à embaixada em Damasco. Fontes locais confirmam míssil israelense atingiu edifício do consulado iraniano. (146 caracteres)
O Irã está abalado com a notícia do assassinato de Mohammad Reza Zahedi, comandante da Guarda Revolucionária, em um ataque realizado por Israel na Síria, conforme relato da agência Reuters.
O país persa está em estado de luto pela perda de um de seus líderes militares mais importantes. A situação coloca em xeque a relação entre o Irã e Israel, podendo desencadear uma possível escalada de conflitos na região, o que preocupa a comunidade internacional.
Ataque israelense ao prédio do consulado iraniano em Damasco
A agência de notícias Tasnim, do Irã, noticiou que cinco pessoas foram vítimas de um ataque israelense ao prédio do consulado iraniano em Damasco. Anteriormente, o Irã denunciou um ataque aéreo de Israel contra a embaixada iraniana na Síria, atingindo um prédio adjacente.
De acordo com a Nournews, agência de notícias iraniana, o embaixador iraniano não sofreu danos. A Alam TV, canal de TV do Irã em árabe, relatou que o consulado ficou completamente destruído. A imprensa síria informou que o bairro nobre de Damasco foi alvo de um ataque aéreo atribuído a Israel.
A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido, afirmou que ‘mísseis israelenses destruíram o edifício anexo da embaixada iraniana em Damasco, resultando na morte de seis pessoas’. Um repórter da agência de notícias AFP no local confirmou a destruição do anexo da embaixada.
Novo comandante das forças terrestres do Irã
O site oficial do aiatolá Ali Khamenei divulgou que o general Mohammad-Reza Zahedi foi designado como comandante das forças terrestres da Guarda Revolucionária do Irã em 21 de janeiro de 2006. Essa nomeação reforça a estrutura militar do país persa e a presença de líderes de destaque no cenário internacional.
Fonte: © G1 – Globo Mundo