Investidores avaliam dados econômicos da Alemanha, índices, resultados financeiros e sentimento econômico, políticas econômicas, setores de petróleo, acionários, diretor do Banco Central e resultados financeiros trimestrais.
Os principais índices acionários europeus estão em queda, em meio à incerteza sobre as políticas econômicas de Donald Trump, e com os investidores avaliando dados econômicos da Alemanha e os resultados financeiros trimestrais de empresas, reforçando o impacto negativo da economia.
Por volta das 8h, o índice Stoxx 600 perdia 1,03% a 507,11 pontos, o FTSE 100 de Londres caía 0,93% a 8.049,30. A economia global é afetada pela incerteza sobre as políticas econômicas de Trump, e os investidores estão avaliando os dados econômicos da Alemanha e os resultados financeiros trimestrais de empresas. O diretor do Banco Central Europeu (BCE), Olli Rehn, disse que o aumento das tarifas teria um impacto negativo na economia global e que a Europa deve se preparar para tensões comerciais crescentes. Além disso, a inflação da Alemanha acelerou para 2% em outubro, de 1,6% em setembro, em linha com as projeções.
Repercussão da Economia Global
A economia global enfrenta um momento de instabilidade, com o índice Zew de sentimento econômico atingindo 7,4 pontos em novembro, uma queda significativa em relação aos 13,1 pontos do mês anterior. Essa desaceleração reflete a influência da vitória de Trump nas eleições estadunidenses e o colapso da coalizão governamental na Alemanha. A política econômica, portanto, está sob pressão.
Dados Econômicos e Política Econômica
As expectativas dos investidores foram decepcionadas com os planos de estímulo da China, o que contribuiu para a volatilidade. Além disso, o dólar mais forte teve um impacto adverso sobre as commodities, afetando os setores de petróleo, gás e mineração. A Bayer, uma empresa líder, registrou uma queda de mais de 10% em suas ações após divulgar resultados abaixo das expectativas, reduzir sua previsão para o ano e alertar para uma possível diminuição nos lucros no próximo ano.
Consequências para a Economia
Os resultados financeiros da Bayer e as políticas econômicas da China exercem uma influência significativa sobre a economia global. A direção do Banco Central, responsável por estabelecer as políticas monetárias, está diante de um desafio em manter a estabilidade econômica. As decisões políticas econômicas podem afetar os índices acionários e os resultados financeiros das empresas.
Fonte: @ Valor Invest Globo