ouça este conteúdo
Hoje, espera-se que o BCE comece a reduzir as taxas de juros. Palavras-chave: taxas, juros, ciclo, corte, básico, mercado, relatório.
As praças financeiras da Europa estão em alta nesta manhã de quinta-feira, com a expectativa de que o Banco Central Europeu possa iniciar um ciclo de cortes nas taxas de juros. A especulação gira em torno da possibilidade de que o Banco Central Europeu siga os passos do Banco do Canadá, que reduziu sua taxa de juros básica em 0,25 ponto percentual ontem, alimentando a confiança dos investidores.
O clima de otimismo nos mercados europeus é impulsionado pela perspectiva de medidas de estímulo econômico por parte do BCE, que poderiam beneficiar diversos setores da economia. Os investidores aguardam com expectativa as próximas movimentações do Banco Central Europeu e seu impacto nos mercados globais.
Novidades do Banco Central Europeu
Suporte vem de Wall Street, onde S&P 500 e Nasdaq fecharam com novo recorde de alta ontem impulsionados por empresas de inteligência artificial. Nvidia avançou mais de 5% ontem se tornando a terceira empresa americana a ter um valor de mercado superior a US$ 3 trilhões. Hoje, no pré-mercado, ela avançava quase 1%. Os investidores também estão aguardando o relatório mensal de emprego dos EUA, o payroll, na sexta-feira, que poderá fornecer pistas sobre a força da economia e as chances de o Banco Central Europeu começar a cortar as taxas de juros em breve. Dados do CME Group apontam que os investidores projetam agora chances majoritárias de dois cortes de juros em 2024, uma em setembro e a outra em dezembro. Por volta das 6h55, o índice Stoxx 600 subia 0,64% a 524,54 e o FTSE da Bolsa de Londres tinha alta de 0,31% a 8.272,84 pontos. Já o Dax de Frankfurt ganhava 0,69% a 18.705,76 e o Cac 40 de Paris avançava 0,34% a 8.034,18 pontos. Esse conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Banco Central Europeu.
Fonte: @ Valor Invest Globo