9 de cada 10 municípios gaúchos sofrem enchentes, com gente desalojada e abrigada, monitoramento mais desenvolvimento.
O total de óbitos registrados no estado do Rio Grande do Sul aumentou para 154 devido às chuvas intensas que impactaram a região desde o final de abril, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira (17). Atualmente, 98 indivíduos permanecem desaparecidos e há 806 feridos em decorrência dos desastres naturais.
As chuvas torrenciais não apenas causaram danos significativos à infraestrutura, mas também resultaram em um aumento no número de vítimas fatais e desaparecidos. A comunidade local está unindo esforços para prestar assistência às famílias afetadas e auxiliar nas operações de resgate e reconstrução das áreas atingidas; um esforço conjunto é essencial para enfrentar os desafios decorrentes das chuvas e garantir a segurança de todos os cidadãos. desabrigados
Chuvas intensas aumentam o número de desalojados e atingidos
As chuvas incessantes continuam a assolar o estado do Rio Grande do Sul, resultando em um aumento significativo no número de desalojados e atingidos. Até o momento, mais de 618,3 mil pessoas foram forçadas a deixar suas residências devido às cheias dos rios, sendo 540.192 consideradas desalojadas. Esses desalojados encontraram abrigo temporário em casas de familiares, amigos ou conhecidos, enquanto o restante, cerca de 78.165 pessoas, estão alojadas em mais de 875 abrigos cadastrados no estado.
O monitoramento constante realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social revela que o número de atingidos já ultrapassa 2.281.830 de pessoas, o que representa aproximadamente 20,95% da população total do estado, estimada em 10,88 milhões de habitantes. Além disso, os esforços de resgate têm sido intensificados, com um total de 82.666 pessoas já resgatadas por helicópteros, agentes de segurança e barcos oficiais ou voluntários.
Não apenas as pessoas estão sendo afetadas, mas também a vida selvagem local. Um total de 12.108 animais silvestres e domésticos foram resgatados das áreas alagadas, demonstrando o impacto abrangente das chuvas intensas. A situação se agrava ainda mais com a informação de que nove em cada dez municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas.
O último boletim da Defesa Civil revela que 92,75% dos municípios do Rio Grande do Sul, ou seja, 461 de um total de 497, tiveram suas rotinas impactadas pelos eventos climáticos. A situação continua a exigir um esforço conjunto de monitoramento, resgate e assistência às comunidades afetadas pelas chuvas implacáveis.
Fonte: @ Agencia Brasil