Amazonas e Botafogo-SP subiram no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol, enquanto Santos, Ceará e Guarani perderam posições nas séries A e B.
O Campeonato Brasileiro de 2024 foi marcado por uma intensa disputa entre os times do Amazonas e do Botafogo-SP, que conquistaram destaque no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A competição, disputada em 2024, contou com a participação de 40 times, sendo os dois mencionados como os que mais avançaram nas posições no ranking da CBF.
Os dois times avançaram significativamente no ranking ao longo da competição, alcançando uma classificação alta na tabela. Essa ascensão foi resultado de uma pontuação expressiva obtida por eles ao longo das rodadas. Na verdade, o Botafogo-SP foi um dos principais candidatos ao título, alcançando uma pontuação notável que o manteve em uma das primeiras posições por muito tempo. Embora ambos os times tenham alcançado uma classificação satisfatória, apenas um deles foi capaz de se manter entre os melhores do ranking ao final do campeonato.
Ranking da CBF: Mudanças significativas em meio ao ano
Por outro lado, a trajetória dos Guarani, Ceará e Santos foi marcada por uma queda significativa na classificação, perdendo cada um quatro posições em relação ao ranking anterior, conforme se pode verificar na tabela completa ao final do texto.
Ranking da Confederação Brasileira de Futebol: Desafios e conquistas
O Flamengo consolidou sua liderança pelo quinto ano consecutivo, enquanto o São Paulo assumiu a segunda colocação. Nesse contexto, o Corinthians foi o time que mais subiu na tabela, conquistando duas posições, e o Palmeiras, por outro lado, perdeu uma.
Ranking da CBF: Botafogo e Athletico-PR em ascensão e descensão
No top-10 do ranking, o Botafogo destacou-se com um ganho de seis posições, enquanto o Athletico-PR e o Grêmio perderam duas cada. Nesse cenário, a pontuação é calculada com base no desempenho das equipes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos.
Desempenho das equipes nas competições nacionais
A pontuação é atribuída de acordo com um cálculo que leva em consideração o desempenho das equipes nas séries A e B da Confederação Brasileira de Futebol. Em cada ano, pesos que convertem em pontuação são atribuídos, com o valor maior sendo para a competição mais recente.
Ascensão do Athletico-MG: um destaque no Ranking da CBF
No cenário de quem disputará a Série B em 2025, o Athletico-MG se destaca, tendo ganho 57 posições e se destacado em relação aos rivais. O time mineiro é o 66º colocado, com 1.540 pontos, e conquistou o acesso à divisão de elite.
Ascensão da Ferroviária: conquista do acesso
A Ferroviária também conquistou o acesso, tendo ganho cinco posições e se tornado a 65ª colocada, com 1.542 pontos. Outros clubes que ascenderam de divisão foram o Volta Redonda, que ganhou uma posição e é o 47º, com 3.47 pontos, e o Remo, que perdeu três lugares e é o 44º, com 3.242 pontos.
Fonte: © GE – Globo Esportes