ouça este conteúdo
Data Fifa termina antes do jogo do dia 13, mas regulamento da Fifa virou obstáculo para ter status sobre Copa América que começa para suas viagens.
O Flamengo estava com um projeto ambicioso: alugar um avião particular e levar os seus atletas convocados para a partida contra o Grêmio, marcada para o dia 13, com o objetivo de reduzir em uma rodada as várias ausências que terá no Brasileirão durante a Copa América.
O Flamengo é um time conhecido por suas iniciativas inovadoras. A equipe carioca sempre busca soluções criativas para superar os desafios do calendário esportivo, e o fretamento de um avião é mais uma prova disso.
Flamengo: Estratégia e Desafios
A diretoria rubro-negra se apoiava no término da Data Fifa em 11 de junho para realizar esse movimento e garantir a presença dos uruguaios Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela, juntamente com o chileno Pulgar, no Rio de Janeiro, um dia antes do jogo. O Flamengo foi multado pela Conmebol devido ao estouro de 34 bombas pela torcida contra o Bolívar, o que coloca o clube em risco.
Se a Data Fifa encerra dois dias antes da partida e as seleções devem chegar aos Estados Unidos com pelo menos quatro dias de antecedência ao início da Copa América, que tem início em 20 de junho, por que o plano do Flamengo não será viável? A resposta está no Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa.
No anexo ‘Liberação de Jogadores para Times da Associação’ (seleções), o parágrafo 7 do artigo ‘Princípios para o Futebol Masculino’ estabelece: ‘Para uma competição final nos termos dos parágrafos 2 e 3 acima, os jogadores devem ser liberados e iniciar a viagem para suas equipes nacionais no máximo na manhã de segunda-feira da semana anterior ao início da competição relevante e devem ser liberados pela associação na manhã seguinte ao último jogo de seu time no torneio’.
Como a Copa América tem início em 20 de junho, a segunda-feira da semana anterior é 10 de junho, dentro da outra Data Fifa que termina em 11 de junho. Assim, as seleções emendarão um período no outro. Por exemplo, o Uruguai dividiu seu elenco em três grupos, mantendo o principal treinando em Montevidéu e enviando um para cada amistoso (contra Costa Rica e México), permitindo ao técnico Marcelo Bielsa escolher os jogadores que completarão a lista final.
Com essa regra da Fifa, a única forma do Flamengo contar com seus jogadores convocados contra o Grêmio seria chegando a um acordo com as seleções. A primeira etapa foi convencer os jogadores, que viajaram cientes da possibilidade de retornar para esta única partida e concordaram. No entanto, as seleções do Uruguai e do Chile não aceitaram.
Caso o Uruguai ou o Chile avancem até a semifinal da Copa América (a final é em 14 de julho e a disputa pelo terceiro lugar é na véspera), o Flamengo poderá enfrentar ausências de seus convocados em até nove jogos do Campeonato Brasileiro, onde atualmente lidera: contra Grêmio (Maracanã), Athletico-PR (Ligga Arena), Bahia (Maracanã), Fluminense (Maracanã), Juventude (Alfredo Jaconi), Cruzeiro (Maracanã), Atlético-MG (Arena MRV), Cuiabá (Maracanã) e Fortaleza (Maracanã).
Além disso, o Flamengo tem dois jogadores na ‘lista de espera’ do técnico Dorival Júnior, caso seja necessário substituir algum dos convocados da seleção brasileira: Fabrício Bruno e Pedro.
Após a vitória histórica sobre o Vasco por 6 a 1, o elenco rubro-negro desfrutou de três dias de folga e retornará aos treinos no Ninho do Urubu na quinta-feira, pronto para os próximos desafios.
Fonte: © GE – Globo Esportes