Dia Nacional do Samba é celebrado com samba-carnavalesco, samba-enredo, samba-canção, samba-de-partido-alto e em rodas de samba.
O samba é uma expressão cultural brasileira rica e diversa, que ganhou espaço em 2 de dezembro como o Dia do Samba, data oficial em que celebramos essa rica herança musical. Imagem: fotos de instrumentos usados no samba. Foto: freepik / Flipar
Com seu ritmo animado e melodias cativantes, o samba é mais do que um estilo musical, é uma maneira de expressar emoções e tradições. O samba-enredo é um exemplo disso, ao mesclar harmonias e alegorias que celebram a história e a cultura do Brasil. O samba é uma parte fundamental da vida de muitos brasileiros, e é comum ouvir samba em festas, eventos e até mesmo nas ruas.
Um Olhar Histórico sobre o Dia do Samba
A importância do estilo musical para o Brasil é tão grande que foi oficializado um dia especial para celebrá-lo: o Dia do Samba, uma data que remonta décadas atrás e é comemorada de maneira extra-oficial em cidades como Rio de Janeiro e Salvador. O Dia do Samba é celebrado em 2 de dezembro há décadas, e de maneira oficial em cidades brasileiras, desde que foi instituído por decreto de 1964 no antigo estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro, como Dia Nacional do Samba.
O samba é um gênero musical tradicional que nasceu nas primeiras décadas do século XX, com sua origem nas manifestações rítmicas de povos negros escravizados. Com o passar dos anos, o samba fez sucesso nos morros e periferias, chegando à classe média e alta ao redor do país. Compositores e intérpretes como Donga, Noel Rosa, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres e Aracy de Almeida contribuíram para consolidar o gênero como um dos mais populares e originais do Brasil.
O samba é um grande gênero musical que deu origem a outros subgêneros, como o samba-enredo, o samba-canção, o samba-de-partido-alto, o pagode, o samba-carnavalesco/marchinhas, o gafieira, o samba-rock e o samba de Roda. Em 2017, a Lei n.º 13.557 instituiu o Dia Nacional do Samba de Roda, comemorado em 25 de novembro.
O Dia do Samba possui diferentes versões relacionadas à sua origem. Uma das possibilidades é que o Dia do Samba tenha surgido do Congresso Nacional do Samba, realizado entre 28 de novembro e 2 de dezembro de 1962, que reuniu diversos nomes importantes do gênero musical à época. Um dos resultados do evento foi a Carta do Samba, documento que abordava a importância do gênero para o país e da preservação de suas características fundamentais.
Outra possibilidade é que o surgimento da data tenha sido influenciado por uma visita que Ary Barroso fez à Bahia, que teria influenciado o compositor em suas criações de samba. Essa viagem foi mencionada em 1963 pelo vereador Luiz Monteiro da Costa na Câmara Municipal de Salvador, em um projeto de lei para criar o Dia do Samba.
O Dia do Samba é celebrado com desfiles, músicas, tradições e práticas culturais diversas, reconhecidas como manifestações da cultura brasileira.
Fonte: @ Terra