Níveis de emprego estáveis, preços levemente altos, preocupações sobre demanda, atividade econômica cresceu e empresas reduziram turnos.
A economia teve um pequeno avanço em três estados, ao passo que o número de estados que apresentaram atividade estável ou em declínio subiu de cinco no último ciclo para nove nestre ciclo.
O crescimento econômico foi observado em algumas regiões, porém o desempenho da economia não foi homogêneo em todo o país, revelando a diversidade de cenários.
Economia em Crescimento Económico
De acordo com informações recentes, a atividade económica cresceu em várias regiões, enquanto empresários esperam por melhorias contínuas. Embora alguns distritos tenham previsto leves declínios, a tendência geral é de estabilidade ou progresso. Os níveis de emprego permaneceram relativamente estáveis, com alguns distritos reportando aumentos leves no total de funcionários. Por outro lado, empresas em alguns setores reduziram turnos e horas de trabalho, além de adotarem uma postura mais seletiva nas contratações.
Desafios e Perspectivas
Enquanto as empresas enfrentam preocupações sobre a demanda e a incerteza econômica, os candidatos a emprego experimentam dificuldades crescentes para garantir uma colocação. A competição por trabalhadores diminuiu, levando as empresas a sentirem menos pressão para aumentar os salários. Os salários têm aumentado moderadamente, alinhados com relatórios anteriores que destacam uma desaceleração nesse aspecto.
Impactos nos Preços e Custos
Os preços aumentaram de forma modesta em geral, com distritos relatando aumentos nos preços de venda. Custos de frete e seguro continuam a subir em algumas regiões, mas houve uma moderação nas pressões de custo em segmentos como alimentos, madeira e concreto. Os empresários têm perspectivas positivas, prevendo estabilização ou diminuição nas pressões de preço e custo nos próximos meses.
Fonte: @ Valor Invest Globo