Ministro da Fazenda destaca a importância da Eletrobras como patrimônio público e reforça a autonomia do controlador na estratégia operacional da Petrobras.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que a discussão sobre as empresas públicas está em pauta e que é fundamental encontrar soluções para garantir a eficiência dessas organizações.
Guedes ressaltou a importância da transparência na gestão das empresas estatais e destacou que a modernização dessas instituições é essencial para promover o desenvolvimento econômico do país.
Ministro da Fazenda fala sobre mediação nas empresas públicas
‘Quero fazer esse tipo de mediação até para esclarecer e eventualmente corrigir rota, quando for o caso’, afirmou em entrevista à CNN Brasil, gravada ontem e transmitida hoje à tarde. O ministro da Fazenda negou que esteja ocorrendo uma intervenção do governo nas empresas públicas.
‘O presidente (Lula) já mencionou várias vezes que tanto em relação à política de preços da Petrobras, quanto em relação à política de investimentos, ele atuará como controlador para que a empresa invista mais em transformação ecológica. É um direito do controlador fomentar nessa direção’, defendeu Haddad. ‘Isso não me parece ser uma intervenção’, completou.
O ministro Haddad reiterou que a questão sobre a retenção dos dividendos extraordinários da Petrobras foi um problema de comunicação e que a solução adotada será técnica.
Em relação à Eletrobras, Haddad destacou que ‘aquilo ali é patrimônio público’. Ele enfatizou que o governo está debatendo a representação da União no conselho.
Segundo o ministro, não há nada de anormal nesses procedimentos e ele não enxerga como uma intervenção. Haddad ressaltou que a função dele e da Fazenda no diálogo sobre as empresas públicas ou empresas estatais em que a União tenha ações será a de colaborar para criar um ambiente de negócio favorável ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Governo atua como mediador em questões relacionadas às empresas estatais
Haddad voltou a frisar que a atuação do governo nessas situações visa a mediação e esclarecimento, sem a intenção de intervir diretamente nas empresas estatais. A ênfase está na necessidade de esclarecer os processos e garantir uma gestão focada na transformação ecológica.
O ministro ressaltou que a discussão sobre a política de preços da Petrobras e de investimentos é essencial para o desenvolvimento sustentável da empresa. Ele enfatizou que a comunicação clara e técnica é fundamental para evitar mal-entendidos.
Em relação à Eletrobras, Haddad destacou a importância do patrimônio público e a necessidade de uma representação adequada da União no conselho da empresa. Ele reforçou a posição do governo em colaborar para garantir um ambiente de negócio que promova o crescimento econômico, social e ambiental.
Fonte: @ Valor Invest Globo