Chuva intensa com 73 milímetros em 12 horas forçou 200 pessoas a deixar suas casas, segundo a Defesa Civil estadual, com água alcançando cordas para acessar.
Na noite de sexta-feira (6) e madrugada do sábado (7), a região de Bom Retiro na Serra de Santa Catarina enfrentou uma forte enchente, ocasionando o resgate de seis moradores que estavam presos nas águas.
Imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar mostram as consequências da enchente, com ruas alagadas e casas inundadas, indicando o impacto significativo da chuva intensa na região. Além disso, as autoridades locais também trataram de evitar o alagamento das áreas baixas, com medidas preventivas para minimizar os efeitos da inundação.
Alerta Met Sul | Enchente e Deslizamentos em Santa Catarina e Paraná
Volumes de chuva intensa, que ultrapassaram 73 milímetros em apenas 12 horas, forçaram 200 pessoas a abandonarem suas casas, conforme divulgado pela Defesa Civil estadual.
Enchente em Santa Catarina: um problema recorrente
A rede de proteção contra alagamentos e deslizamentos de terra foi afetada pela chuva, resultando em ilhamento de residências e áreas públicas. Algumas vítimas ficaram isoladas dentro de casa, com a água alcançando a altura do peito, enquanto outras aguardavam socorro em locais improvisados para escapar da inundação.
O que está sendo feito para aliviar a situação?
Os bombeiros trabalhavam em enquanto equipes de resgate, utilizando cordas para acessar residências parcialmente alagadas, garantindo a segurança das vítimas durante a travessia até áreas não afetadas. Todas as pessoas resgatadas receberam coletes salva-vidas antes de serem levadas para local seguro. Entre os resgatados estavam dois gatos e dois cachorros, que também foram retirados em segurança das casas alagadas.
Enchente: O Risco de Chuva Intensa em Santa Catarina
A chuva intensa foi resultado de volumes de chuva previstos que são excessivamente altos e extremos. A Defesa Civil permanece em alerta, e o órgão emitiu um boletim avisando que o estado deve enfrentar mais chuvas até a próxima segunda-feira (9), com volumes que podem ultrapassar 300 milímetros em algumas regiões, especialmente do Oeste ao Vale do Itajaí. O risco de alagamentos e deslizamentos de terra é alto, e a recomendação é que os moradores fiquem atentos às orientações das autoridades locais.
Fonte: @ Terra