Comportamentos e perspectivas influenciam o gerenciamento da ansiedade e do estresse, utilizando pesquisas e redes de profissionais para controlar estresse do trabalho e da ansiedade, levando a um aumento relativo da felicidade e redução da privação.
A felicidade, essencial para o nosso sendo e estar, está ligada a como vivenciamos a vida. Com base em estudos da psicologia, aproximadamente 50% da felicidade que experimentamos está relacionada aos nossos traços de personalidade, herdados de nossos ancestrais.
A outra metade, porém, é influenciada por nossas escolhas e ações diárias. A mentalidade positiva, por exemplo, ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, criando um ambiente mais propício para o sucesso e o bem-estar. Ao mesmo tempo, manter uma saúde mental saudável pode fortalecer o sistema imunológico, protegendo-nos contra doenças e promovendo um maior grau de felicidade. A capacidade de gerenciar o estresse e a ansiedade é fundamental para alcançar um estado de felicidade mais estável.
Fatores que Influenciam a Felicidade
Embora nossa personalidade seja um fator importante para determinar como lidamos com o estresse, o bem-estar mental e a felicidade, pesquisas indicam que existem comportamentos essenciais para gerenciar o esgotamento e o estresse que podemos adotar sem perceber. Para alcançar um estado de felicidade, é fundamental encontrar o equilíbrio entre o sucesso e o bem-estar, seguindo estratégias que não apenas controlam a ansiedade e o estresse, mas também promovem uma vida mais saudável mentalmente.
Conhecendo a Importância da Positividade
Você tenta manter uma atitude positiva na vida? A percepção de felicidade não se resume a uma meta; é uma visão de mundo. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Positive Psychology, a maioria das pessoas pode ser classificada em dois grupos bem diferentes: aqueles que se concentram em ser felizes e aqueles que se concentram em manter uma atitude positiva. Além disso, outro estudo, publicado na revista Emotion e realizado pelas Universidades de Berkeley, Toronto e Nova York, destacou que a busca pela felicidade pode ser prejudicial, afirmando que, se fizermos da felicidade uma meta e começarmos a medir nosso progresso, acabaremos sendo menos felizes.
A Importância da Saúde Mental
As pessoas que se concentram em manter uma atitude positiva estruturam seu dia em torno da maximização dos aspectos positivos e da minimização dos negativos, de modo que tendem a ver as emoções negativas como parte da vida. O estresse e a ansiedade no trabalho são apenas mais uma emoção para eles, que se concentram em encontrar o problema e buscar uma solução, e não na insatisfação que essas emoções negativas lhes causam. Além disso, o controle da ansiedade e do estresse está diretamente relacionado à melhoria da saúde mental e à redução da ansiedade.
Conectando-se com o Ambiente Natural
Você passa algum tempo ao ar livre todos os dias? A relação entre a vida ao ar livre e o bem-estar é direta. De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, passar duas horas por semana ao ar livre pode melhorar significativamente o bem-estar geral. Além disso, benefícios psicológicos podem ser obtos apenas por estar em ambientes naturais, o que é essencial para controlar o estresse no trabalho e uma forma de se desconectar do dia a dia e do ambiente de trabalho.
A Redes Sociais e a Felicidade
Você tem amigos fora do trabalho? Fazer amigos de verdade, e não apenas profissionais, tem uma recompensa maior. Aumentar o número de amigos está correlacionado com maior bem-estar subjetivo, ou seja, com maior felicidade. Se você afirma ter amigos e cultiva relacionamentos significativos com eles, você tem um tesouro. A felicidade também está relacionada à qualidade das redes sociais e à capacidade de encontrar apoio e significado nas mesmas.
A Importância da Autoestima
Você se compara apenas consigo mesmo? A privação relativa é a ausência de bens em relação a um grupo de referência. Ou seja, nós nos comparamos com os outros e decidimos que nos faltam coisas que eles têm, mesmo que não tenhamos pensado nelas ou precisado delas antes. Isso é curioso, pois essa privação relativa afeta significativamente o nível de felicidade. O segredo para evitar o efeito da privação relativa não é evitar conhecer os outros, mas sim encontrar seu próprio caminho e não se comparar com os outros, buscando a felicidade por meio da comparação com ele mesmo.
Fonte: @ Minha Vida