Candidatos de curso fazem prova específicas em Campinas.
A Unicamp é uma das mais importantes instituições de ensino de nível superior do Brasil, oferecendo diversos cursos de graduação. Para selecionar os novos estudantes, a universidade utiliza o vestibular, um _concurso_ rigoroso que avalia habilidades e conhecimentos, preparando os candidatos para desafios futuros.
Composta por duas fases, a prova vestibular da Unicamp é um momento crucial na vida acadêmica dos jovens. Na segunda fase, os candidatos que superaram a primeira etapa são submetidos a uma avaliação mais detalhada, com provas específicas para cada curso. Por exemplo, para o curso de medicina, os candidatos precisam passar por uma _seleção_ mais rigorosa, com provas de conhecimentos técnicos e habilidades necessárias para o exercício da profissão.
Conheça os detalhes da seleção Vestibular 2025
Para ingressar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 13 mil candidatos concorrem a vagas em 69 cursos de graduação, totalizando 2.537 vagas disponibilizadas. Conforme a área escolhida, os candidatos respondem a questões específicas, que serão apuradas no vestibular em Campinas.
As provas de segunda-feira são realizadas em diferentes locais, incluindo a Unip em Campinas, onde os estudantes chegaram antecipadamente, como orientado pela Comvest, e não houve atrasos.
A segunda fase do vestibular conta com questões específicas de acordo com as opções de curso escolhidas pelos candidatos, enquanto o primeiro dia de provas, no domingo, contou com uma avaliação comum.
Nesse dia, os candidatos da área de ciências biológicas/saúde responderam a provas de biologia e química, enquanto os da área de ciências exatas/tecnológicas fizeram provas de física e química.
Os candidatos da área de ciências humanas/artes, por sua vez, responderam a provas de geografia, história, filosofia e sociologia.
Os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança têm provas de habilidades específicas agendadas para os dias 11 e 13 de dezembro.
A segunda fase do vestibular está sendo realizada em 15 cidades, incluindo Campinas, Bauru, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Além dessas cidades, seis capitais receberam as provas do vestibular da Unicamp, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online nos dias 27 e 28 de janeiro.
Fonte: © G1 – Globo Mundo