David Raya, dono de XL Bully treinado para proteção contra ladrões, enfrentará o Brasil após ataque documentado. Certificado de responsabilidade exigido para participação.
O goleiro David Raya, que é destaque no Arsenal da Inglaterra, está sendo o centro das atenções por conta de uma polêmica envolvendo seu cachorro. Recentemente convocado pela seleção da Espanha, Raya tem um mascote da raça cachorro XL Bully, que infelizmente foi banida no Reino Unido há alguns anos.
Mesmo diante da controvérsia, o jogador não abre mão de seu animal de estimação. O amor entre David Raya e seu cachorro vai além de qualquer proibição ou polêmica, demonstrando que a relação entre humanos e animais é realmente especial. O goleiro não esconde o carinho que tem por seu fiel companheiro de quatro patas.
‘Cachorro’ treinado para proteger casa de ‘ladrões’
O jornal ‘The Sun’ acusou Raya de treinar seu cachorro, apelidado de Goku, para proteger a casa e evitar a entrada de ladrões, após uma sequência de roubos de residências de jogadores de futebol no país.
- Raya está entre convocados da Espanha para enfrentar o Brasil; veja lista
- Jogadoras do Arsenal usam meião do Chelsea em clássico; entenda
Convocado pela Espanha, Raya esclareceu a situação em entrevista à imprensa local e negou que esteja treinando o cachorro. – É uma raça que ficou ilegal no país.
Eu o peguei há um ano, estou adestrando para que seja um bom cachorro, um cachorro de casa e que nos faça companhia. Eu não o estava adestrado para que ninguém tentasse entrar na minha casa – disse Raya.
Certificado de responsabilidade e treinamento especial
Para ter Goku, Raya precisou obter um certificado de ‘proprietário responsável’ e fazer um treinamento exaustivo com o cachorro junto a uma empresa especializada. De acordo com o ‘The Sun’, ele precisa pagar 20 mil libras (cerca de R$ 127 mil) pelo serviço.
A raça XL Bully foi incluída em uma lei em outubro, proibindo a adoção de certos tipos de cachorros devido a ataques documentados. Eles precisam usar focinheira e ser mantidos em uma coleira em público. – Todos com um XL Bully estão preocupados. Mas David é um dono responsável e quer ser responsável com Goku.
Estamos o adestrando – disse um porta-voz da empresa ‘Elite Protection Dogs’, contratada por Raya.
Fonte: © GE – Globo Esportes