Soma surreal devido restrições de tecnologia à mídia estatal russa no YouTube pela administração do Google.
O Tribunal Superior de Arbitragem da Rússia impôs uma multa histórica ao Google devido à restrição de canais de mídia estatais no YouTube. A multa excede significativamente o valor de mercado da empresa.
A decisão resultou em uma penalidade financeira recorde, equivalente a US$ 25,8 bilhões, levando a especulações sobre a sua capacidade de lidar com o impacto monetário de tal multa punitiva. Com sua vasta base de usuários e dominância no mercado, o Google precisará de estratégias cuidadosas para mitigar os efeitos econômicos da multa.
Um Desafio de Proporções Gigantescas
A multa aplicada ao Google, por parte da Rússia, ultrapassou os US$ 13,4 trilhões, um valor astronômico que supera substancialmente o estimado PIB total mundial, de acordo com o Fundo Monetário Internacional. Este valor é extremamente superior, ultrapassando em muito o estimado PIB total mundial.
Um Valor Em Constante Ascensão
De acordo com a Tass, a agência de notícias estatal, o valor da multa aplicada ao Google está em constante ascensão. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reconheceu que ‘não consegue se pronunciar esse número’, mas pediu à administração do Google que prestasse atenção. A empresa não comentou publicamente sobre o caso.
Um Caso de Restrição de Conteúdo
O veículo de notícias russo RBC relatou que a multa aplicada ao Google está relacionada à restrição de conteúdo de 17 canais de mídia russos no YouTube, um ato que teve início em 2020 e se agravou após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Isso levou a medidas de retaliação de Moscou e, consequentemente, a restringir fortemente os negócios da empresa na Rússia e a proibição de meios de comunicação russos na Europa.
Desdobramento Recente na Escalada
Em maio de 2021, o regulador de mídia russo, Roskomnadzor, acusou o Google de restringir o acesso do YouTube aos meios de comunicação russos, incluindo RT e Sputnik, e de apoiar ‘atividades de protesto ilegais’. Em resposta, a Rússia multou o Google em 21,1 bilhões de rublos por não restringir o acesso a conteúdo considerado ‘proibido’ sobre a guerra na Ucrânia e outros conteúdos.
Fonte: © G1 – Tecnologia